Capital ganha 12 abrigos de ônibus ao dia

Curitiba ganha diariamente 12 abrigos de ônibus. A instalação dos equipamentos está sendo feita pela empresa Adshel, que tem a concessão para implantação e manutenção do novo mobiliário urbano de Curitiba.O trabalho começou há 20 dias, inicialmente num ritmo mais lento, por causa de dificuldades para montagem das peças. Agora, os trabalhos ganharam agilidade e 120 abrigos já foram colocados. A meta é chegar ao final do mês com 255 peças do equipamento instaladas.

Os abrigos fazem parte da primeira etapa de instalação do mobiliário que tem 900 itens para colocação. O projeto total prevê a instalação de 8 mil peças. Destas, 3.350 são abrigos de ônibus. Além dos abrigos está prevista a instalação de lixeiras, totens informativos, pontos de táxis, quiosques de flores, bancas de jornais, biclicletários, relógios eletrônicos e placas de sinalização, entre outros equipamentos. Os abrigos são a parte mais visível do mobiliário. Dotados de cobertura, proteção em vidro em duas laterais e identificação do endereço de cada ponto, eles têm ainda outra vantagem em relação aos antigos: iluminação noturna. Por isso, além de conforto, oferecem mais segurança para os usuários do sistema de transporte.

Eles substituem equipamentos antigos, que estavam presentes na cidade desde a década de 70. O padrão antigo era o chamado domo, constituído por uma cúpula em formato esférico, feita em fibra de vidro, que não protegia totalmente contra a chuva porque não tinha nenhuma proteção lateral.

Cobertura As novas peças têm 8 metros quadrados. Em alguns pontos, onde há maior concentração de pedestres, como os equipamentos esportivos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, a área de proteção chega a 16 metros quadrados, com a incorporação de dois módulos, para ampliar a capacidade de cobertura.

Voltar ao topo