Capital arrecada mil kg contra a fome

Um total de 1.050 kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados ontem, no Dia Nacional do Quilo, realizado na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O evento, que aconteceu simultaneamente em todo País, foi organizado pela ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, no dia do aniversário do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O sociólogo, que estaria completando 68 anos, direcionou grande parte da sua vida em prol das ações sociais, dando maior destaque para as campanhas do Natal sem Fome, realizada em todo o Brasil.

Todos os alimentos arrecadados na tarde de ontem serão repassados para 5 mil famílias já cadastradas na ONG no Paraná. “A sociedade precisa se mobilizar. Essas campanhas estão continuando com o apoio da população, e este ano conseguimos aumentar o número de alimentos arrecadados”, diz Eloísa Souza, presidente da ONG organizadora do evento.

“Precisamos do apoio das empresas mercadistas, que todo o ano nos ajudam, e até agora não se manifestaram sobre colaborações. Toda ajuda é e será bem-vinda. Estamos dando continuidade ao projeto que Betinho começou”, completa.

Quem compareceu ao evento, além de colaborar com o evento, pôde conferir performances musicais de bandas de rock, MPB e músicos solistas, além de um coral de crianças e a exposição de desenhos feitos por alunos de escolas públicas da capital, inspirados na campanha de ação social.

Participação

Todo alimento arrecadado pelo evento será encaminhado para o armazém da ONG, localizado no 20.º Batalhão do Exército, para depois ser distribuído para as famílias carentes. Marcos Torres, vendedor autônomo, foi um dos primeiros a participar. “Não é sempre que participo dessas campanhas, mas esta parece ser especial. Não vou morrer de fome se me dispor a ajudar com um quilo de alimento”, explica.

A estudante Maíra Campos também participou da mobilização contra a fome. “Fiquei sabendo da campanha pela televisão, e achei importante colaborar. Se cada um fizesse um pouco, o número de pessoas necessitadas iria diminuir muito”, afirma.

A consultora Elaine de Ávila destacou a importância da campanha. “O pouco que é feito já dá bastante resultado. Imagine se a mobilização fosse ainda maior. Temos que pensar nisso e proporcionar um natal melhor para quem não tem condições”, afirma.

Natal sem fome

A ONG aproveitou a mobilização de ontem para iniciar a divulgação da campanha do Natal sem Fome, que vai até o dia 20 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 360-5080 e 360-5175 ou pelo e-mail acaocidadaniapr@hotmail.com. (RCJ)

Voltar ao topo