Capela de colégio completa 65 anos

Este ano a Capela do Colégio Santa Maria, em Curitiba, completa 65 anos. E não faltam motivos para comemorar. A Prefeitura de Curitiba vai restaurá-la até o fim do ano. As pinturas sacras que compõem o teto e os vitrais vão ganhar vida nova. Depois de pronta, ela vai ser doada à Camerata Antiqua de Curitiba, que ainda não dispõe de sede própria. O edital de licitação deve ser publicado nos próximos dias. A obra está orçada em R$ 2,5 milhões.

A capela foi inaugurada em 15 de outubro de 1939. No teto estão várias imagens sacras, entre elas São Miguel Arcanjo, Santo Antônio, Santa Terezinha e São Francisco de Assis. Parte dessas pinturas foi restaurada há alguns anos quando um pedaço do teto desabou. Agora todas vão passar pelo processo. Os vitrais nas janelas lembram o Cristo crucificado, os que estão quebrados vão ser substituídos.

A capela foi doada há alguns anos para a Prefeitura de Curitiba em troca de potencial construtivo concedido a uma rede de supermercados. Desde então a Prefeitura vêm tentando restaurá-la. A obra estava incluída no ano passado no Fundo de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado. Mas não foi levada adiante porque o governador Roberto Requião decretou moratória, cancelando diversos contratos. Agora o dinheiro vai sair do Fundo de Incentivo de Potencial Construtivo da própria Prefeitura.

Voltar ao topo