Caos no atendimento público de saúde em Sarandi

Quem precisa de atendimento na saúde pública em Sarandi, no norte do Paraná, tem enfrentado problemas sérios. Ontem, um blog da região (do jornalista Luiz de Carvalho) denunciou que a unidade de saúde de Pronto Atendimento está atendendo cerca de 200 pessoas por dia, o que obriga os pacientes a terem muita paciência para esperar horas na fila. Até cães “frequentam” a unidade, segundo relato do blog.

O blog denunciou ainda que nesta época do ano há apenas três médicos para atender tanta gente. Procurada pela reportagem de O Estado, a assessoria de imprensa da prefeitura de Sarandi informou que a administração atual herdou a estrutura física deficiente do mandato anterior, e que há pelo menos 30 anos não se constrói hospital ou qualquer outra área de atendimento médico na cidade.

Segundo a assessoria, nesta época do ano os médicos viajam, entram em férias, e por isso diminuiu a quantidade de profissionais. A assessoria informou ainda que nesta unidade, normalmente, são cinco médicos atuando, e que os cães não são de rua, mas sim de pessoas que procuram a unidade para atendimento.

Uma dificuldade relatada pela assessoria é que pacientes que muitas vezes necessitariam de atendimento básico acabam procurando o pronto-atendimento, cujo foco é emergência, e isso traz sobrecarga à unidade.

A prefeitura informou ainda que está em construção uma nova unidade para pronto-atendimento e que a clínica materna-infantil também será reformada e ampliada. Ainda segundo a prefeitura, será aberto concurso para contratação de mais médicos.