Cantuquiriguaçu lança plano de desenvolvimento

A Associação dos Municípios do Cantuquiriguaçu, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), com a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está lançando hoje, às 10h, no Iguaçu Tênis Clube, em Laranjeiras do Sul, o Plano Diretor de Desenvolvimento Regional, que visa a desenvolver a região entre Cascavel e Guarapuava.

Cerca de vinte municípios, englobando 250 mil habitantes, que ocupam uma extensão territorial de 14 mil quilômetros quadrados, por onde passam os rios Cantu, Piquiri e Iguaçu, participam do Plano.

Analfabetismo

O primeiro passo do Plano é erradicar com o analfabetismo, pois na contratação para mão de obra será dado prioridade para famílias que estiverem em processo de alfabetização. Outra meta, segundo Luiz Teodoro Garcia, secretário executivo da Associação, é consumir o próprio alimento que a região produz. “Sessenta por cento do alimento consumido pelos habitantes do Cantuquiriguaçu são de outras localidades”, diz.

O Plano vai oferecer muitas vantagens tanto para os habitantes, quanto para os municípios. Para Garcia, a região do Cantuquiriguaçu é muito carente de desenvolvimento, comércio, diversão, e de várias outras necessidades. O Plano Diretor de Desenvolvimento Regional pretende criar centro de eventos, investir no turismo, na saúde, no transporte, entre outros.

Êxodo

De acordo o secretário, com isso, a tendência é que o número de empregos comece a aumentar. Consequentemente – afirma – a saída de jovens em busca de empregos em outras cidades tende a diminuir. O secretário afirma também, que o objetivo do plano é desenvolver os municípios, que trabalharão juntos, sempre em parceria. “Vamos trazer o progresso para essa região, e vamos fazer tudo em conjunto, pois não adianta só uma cidade crescer”, diz o secretário.

Voltar ao topo