Candidatos visitam acampamento escoteiro

Conhecer de perto o trabalho dos escoteiros paranaenses em ações de cidadania em lugares pouco assistidos pelos órgãos oficiais. Este foi um dos motivos da visita do candidato ao senado Paulo Pimentel (PMDB-PR), acompanhado pelo candidato do partido ao governo do Estado, senador Roberto Requião, e pelo vereador Paulo Salamuni, presidente da União dos Escoteiros do Brasil, ao 17.º Acampamento Regional do Paraná, em Matinhos. Também estiveram presentes o deputado federal Gustavo Fruet (PMDB-PR) e o deputado estadual Algaci Túlio (PSDB).

Além de sentir de perto o clima de amizade que marca o evento, Paulo pôde conhecer um pouco mais das atividades de apoio à comunidade desenvolvidas pelos escoteiros, inclusive em locais de difícil acesso, como a comunidade de Parati, vilarejo isolado da região de Guaratuba. Localidade que pela primeira vez recebeu a visita de um médico, graças à colaboração dos escoteiros.

Na Ilha da Cotinga, próximo à Paranaguá, os integrantes do movimento puderam conhecer um pouco das ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança, que combate à desnutrição infantil, ensinando a forma de utilizar melhor os nutrientes dos alimentos, aproveitando folhas, cascas e sementes para balancear a alimentação. Paralelamente, um grupo de pioneiros, jovens escoteiros com idade entre 18 e 21 anos, fez uma série de consertos e a pintura da sede administrativa e do posto médico da comunidade indígena local, formada por 77 pessoas de 17 famílias.

A Ilha da Cotinga é de grande importância para a história do Paraná. O local foi um dos primeiros pontos demarcados pelos colonizadores portugueses, em meados do Século XVI. Por sua localização estratégica, na entrada do antigo cais de Paranaguá, a ilha serviu de refúgio para navios mercantes atacados por piratas, sendo que alguns deles naufragaram na região. Conta-se que no local existem tesouros. A comunidade indigena da região é da etnia tupi-guarani, proveniente de terras paraguaias, e chegou ao local há quatro gerações, num processo de migração que passou por localidades como Xanxerê e Xaxim (SC), até chegar ao litoral paranaense.

Voltar ao topo