Câncer de boca é tema para campanha nacional

Ontem, durante as atividades do Dia Nacional de Combate ao Câncer, o destaque ficou para a ênfase dada à prevenção. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para a incidência e mortalidade por câncer no Brasil em 2003 indicam que este ano deverão ser registrados 402.190 casos novos e 126.960 mortes pela doença. Dos principais tipos de câncer que deverão causar mais vítimas este ano, 30% têm o tabagismo como causa principal ou importante fator de risco – tais como pulmão, mama, colo do útero, cavidade oral, esôfago.

Por isso, foram realizadas diversas atividades ontem para orientar a população sobre a doença, afinal, em muitos casos, depende da identificação precoce e precaução. Os profissionais de odontologia do Hospital Erasto Gaertner promoveram, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, um trabalho de esclarecimento e orientação sobre o câncer bucal. A doença, que, segundo o Inca, deverá ter cerca de 900 novos casos identificados no Brasil este ano, é pouco conhecida da população.

De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do hospital, Laurindo Moacir Sassi, levantamento feito nos últimos 15 anos no Paraná apontou que 21% da população nunca ouviu falar da doença. “Isso demonstra que há necessidade de mais campanhas de esclarecimento sobre o assunto, envolvendo todos os profissionais da saúde”, disse.

Segundo o profissional, estão suscetíveis à doença os fumantes e elitistas, assim como as pessoas que usam próteses quebradas – que favorecem lesões na boca -, e que mantêm hábitos precários de higiene. Sassi ressalta que é preciso ficar alerta a sinais como feridas, manchas brancas ou vermelhas e caroços na boca. Esses sinais, diz o dentista, que podem ser identificados com o auto-exame, se não desaparecerem em quinze dias, significa que a pessoa precisa procurar um médico.

Voluntárias

As voluntárias que integram a Rede Feminina de Combate ao Câncer participaram ontem do 3.º Encontro Paranaense de Voluntariado na Luta contra o Câncer. O evento – que reuniu parte das 500 mulheres de 18 regionais do Paraná – serviu para discutir o papel da rede no apoio aos pacientes de câncer. Elas também participaram de palestras sobre os diversos tipos da doença e conheceram o trabalho de outras instituições que também atuam na área.

Uma delas é a Associação Amigas da Mama, uma organização não governamental que atua há três anos no apoio às mulheres vítimas do câncer de mama. De acordo com a representante da associação, Maria de Lurdes Girotto, a entidade conta hoje com 180 associadas, que trabalham no sentido de apoiar mulheres e familiares a enfrentar o tratamento contra o câncer. A maioria das voluntárias são ex-pacientes e testemunhas do que é a luta contra a doença.

Dicas Para se Proteger do Câncer

(fonte: INCA)

. Pare de fumar. Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%.

. Evite ou elimine a ingestão de bebidas alcólicas.

. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico de mamas anualmente. Para as mulheres que tiveram caso de câncer de mama na família, os exames clínicos associados devem ser realizados a partir dos 35 anos.

. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou).

. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.

. Os homens com mais de 50 anos devem fazer exame de câncer da próstata regularmente.

. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior.

. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.

Voltar ao topo