Canal restabelece ligação entre Itaipu e Rio Paraná

O governador Jaime Lerner inaugurou ontem, em Foz do Iguaçu, o maior corredor artificial do mundo para migração de fauna aquática fluvial ? o Canal da Piracema. A obra restabelece a ligação do reservatório da hidrelétrica de Itaipu com o Rio Paraná.

O Canal da Piracema, um investimento de R$ 18 milhões, foi projetado principalmente para recuperar o processo anual de migração de peixes para reprodução na bacia hidrográfica do rio Paraná, interrompido com a construção da barragem de Itaipu, há 20 anos. O canal tem 10 km de extensão.

A obra é formada por canais artificiais, mais o leito revitalizado do Rio Bela Vista. Juntos, restabelecem a ligação entre o reservatório de Itaipu e o rio Paraná, abaixo da represa, permitindo aos peixes vencer um desnível de 127 metros. Das 180 espécies da bacia do rio, 45 precisam do canal para se reproduzir.

“Estamos diante do maior canal artificial do mundo de migração de peixes. O segundo está no Canadá, com 2.800 metros”, disse o secretário do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto. Segundo ele, além do aspecto ambiental da obra, o projeto vai permitir o estudo das espécies da fauna aquática local. Um laboratório de pesquisa e um observatório de peixes fazem parte do complexo do Canal da Piracema.

Presente

O prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva, disse que o canal é um presente para a população do Paraná e do Brasil, principalmente pela expectativa de incremento no turismo. “Os empresários de turismo de Foz lutam para manter o turista mais tempo na cidade. O canal surge como mais um atrativo, o que reflete na geração de empregos e crescimento do setor hoteleiro”, avaliou.

“Podemos dizer ainda, entre os benefícios do canal, as vantagens que a obra trará à população ribeirinha, que vive da pesca”, lembrou o diretor-geral da Itaipu Binacional, Antônio José Correia Ribas. Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Schwertner, é possível transferir para o canal os treinos da seleção brasileira da modalidade.

Voltar ao topo