Canadenses conhecem novo parque tecnológico

Hoje, a partir das 8h30, no salão de reuniões da prefeitura de Maringá, três investidores do Canadá irão conhecer o projeto do Parque Tecnológico de Maringá – Tecnoparq. Eles se reunirão com o prefeito João Ivo Caleffi; e com a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Rosa Izelli.

Também deverão estar presentes o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná, Jefferson Nogarolli; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Antonio Fermenton; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), Ariovaldo Costa Paulo; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), Eduardo Araújo; além de outros secretários municipais.

O parque é um projeto que está coordenado pelo Instituto Tecnópole de Maringá e foi concebido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e pelo Codem, com o objetivo de propiciar um ambiente favorável à instalação de empresas de base tecnológica no município.

Segundo Rosa Izelli, que preside o instituto, o parque será um grande diferencial para o desenvolvimento socioeconômico de Maringá, porque desta maneira será iniciada, no município, a concepção da cidade tecnológica – a Tecnópole Maringá.

O primeiro parque tecnológico de Maringá tem como temas as áreas de biotecnologia, agroindústria e química fina, onde se espera que haja, como resultado das empresas que se instalarão neste local, produtos alimentares, fitoterápicos e farmacológicos, intermediários ou finais, de origem animal ou vegetal, e serviços tecnológicos, tendo como focos tecnológicos as áreas de biotecnologia, química, química fina, meio ambiente, tecnologia da produção, novos materiais, tecnologia da informação, automação, engenharia, agronomia e zootecnia.

Também poderão se instalar no parque mercearias, farmácias, agências de viagens, bancos, bares, lanchonetes, butiques, academias esportivas, restaurantes, cinemas, entre outras empresas.

Outro ponto a ser destacado refere-se à instalação, no parque, de incubadoras tecnológicas, laboratórios industriais e órgãos de fiscalização, metrologia, normalização e de certificação.

Voltar ao topo