Após as eleições e a posse do professor Carlos Eduardo Cantarelli como novo reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi a vez das eleições para os novos diretores dos 11 campi da instituição, realizadas no último dia 21 de agosto. No caso do Campus Curitiba (sedes Centro e Ecoville), o diretor eleito foi o professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

continua após a publicidade

Com mandato até 2012, Schiefler pretende trabalhar em sintonia com as diretrizes estabelecidas pela reitoria da UTFPR. “Nosso principal desafio dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional é conduzir, no âmbito do Campus, os trabalhos relacionados ao REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -, ao qual a instituição aderiu, colocando em prática suas metas e garantindo, acima de tudo, a mesma qualidade de ensino e pesquisa que sempre notabilizou a instituição perante a comunidade”, diz Schiefler.

Estão previstos, dentre outros benefícios: ampliação substancial no quadro de
servidores, com a contratação de 108 novos professores e 33 novos
técnicos-administrativos somente na capital; aumento no número de cursos de graduação e de pós-graduação e, conseqüentemente, na quantidade de vagas públicas ofertadas; ampliação da estrutura física, com a construção de novas instalações no Campus Ecoville e melhoria e adequação das instalações atuais; e, modernização e ampliação das facilidades laboratoriais disponíveis na instituição, com foco em novos equipamentos.

Espera-se para 2009 que a UTFPR passe a ofertar, somente em Curitiba, quatro novos cursos de graduação nas áreas de Física, Matemática, Arquitetura e Sistemas de Informação. Além disso, a diretoria pretende continuar o processo de consolidação dos cursos técnicos integrados e de graduação recém criados, além de contribuir de forma decisiva para ampliar a internacionalização da UTFPR, por meio de novos convênios com universidades do exterior. Na pós-graduação stricto sensu, foi aprovado recentemente pela CAPES o Programa de Pós-Graduação em Construção Civil (mestrado), que também passará a ofertar vagas a partir do próximo ano.

continua após a publicidade