Campus Curitiba da UTFPR possui novo diretor

Após as eleições e a posse do professor Carlos Eduardo Cantarelli como novo reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi a vez das eleições para os novos diretores dos 11 campi da instituição, realizadas no último dia 21 de agosto. No caso do Campus Curitiba (sedes Centro e Ecoville), o diretor eleito foi o professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

Com mandato até 2012, Schiefler pretende trabalhar em sintonia com as diretrizes estabelecidas pela reitoria da UTFPR. “Nosso principal desafio dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional é conduzir, no âmbito do Campus, os trabalhos relacionados ao REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -, ao qual a instituição aderiu, colocando em prática suas metas e garantindo, acima de tudo, a mesma qualidade de ensino e pesquisa que sempre notabilizou a instituição perante a comunidade”, diz Schiefler.

Estão previstos, dentre outros benefícios: ampliação substancial no quadro de
servidores, com a contratação de 108 novos professores e 33 novos
técnicos-administrativos somente na capital; aumento no número de cursos de graduação e de pós-graduação e, conseqüentemente, na quantidade de vagas públicas ofertadas; ampliação da estrutura física, com a construção de novas instalações no Campus Ecoville e melhoria e adequação das instalações atuais; e, modernização e ampliação das facilidades laboratoriais disponíveis na instituição, com foco em novos equipamentos.

Espera-se para 2009 que a UTFPR passe a ofertar, somente em Curitiba, quatro novos cursos de graduação nas áreas de Física, Matemática, Arquitetura e Sistemas de Informação. Além disso, a diretoria pretende continuar o processo de consolidação dos cursos técnicos integrados e de graduação recém criados, além de contribuir de forma decisiva para ampliar a internacionalização da UTFPR, por meio de novos convênios com universidades do exterior. Na pós-graduação stricto sensu, foi aprovado recentemente pela CAPES o Programa de Pós-Graduação em Construção Civil (mestrado), que também passará a ofertar vagas a partir do próximo ano.