Campo Mourão serve a turistas seu prato típico

Cento e trinta tachos do prato típico de Campo Mourão serão servidos hoje, na 13.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O tradicional evento gastronômico que desponta entre os maiores do Sul do país começou quinta-feira, mas a exótica iguaria será servida apenas neste domingo. Mais de 8 mil pessoas deverão consumir a comida típica, que será servida por catorze entidades locais.

A festa acontece no parque de exposição e turistas oriundos do Paraná, de vários outros estados e até de países vizinhos lotam todos os anos os hotéis de Campo Mourão e de cidades vizinhas. Cresce a cada ano o número de participantes do evento, que começou a ser realizado em 1991, quando foram preparados 70 tachos da iguaria. Na preparação dos 130 tachos que serão servidos este ano foram utilizados 3.510 quilos de carne de ovino de média idade, 2.665 quilos de 10 tipos de legumes e de uma espécie de fruta, além de nove tipos de temperos.

O convite custa R$ 12,00 (adulto) e R$ 6,00 (crianças de 8 a 12 anos). Sociedade Nipo-Brasileira (Sonibram), AABB/Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Centro de Tradições Gaúchas Índio Bandeira, Clube da Justiça, Provopar, Apae e Rotary Clube estarão servindo a iguaria. Também será servida pelos formandos do Colégio Estadual Marechal Rondon, acadêmicos de Engenharia de Produção Agroindustrial da Unespar/Fecilcam e acadêmicos do Centro Integrado de Ensino Superior (CIES): de Comércio Exterior (quarto ano), de Agronomia, de Direito (terceiro ano) e de Comércio Exterior (terceiro ano).

À frente da promoção estão a Prefeitura de Campo Mourão e a Associação Comercial e Industrial do Município, mas a preparação do prato típico está a cargo da Associação Panela, uma entidade que congrega cerca de 40 profissionais liberais, empresários, agropecuaristas e lideranças locais.

Programação

A programação de hoje terá início às 10h30, com o cortejo, liderado pelo prefeito Tauillo Tezelli, para a retirada do tacho número um. A partir das 11h30 será servido o almoço. Várias atrações acontecem no restante do dia: 15h, haverá exibição da Esquadrilha da Fumaça e leilão de gado de corte; às 18h30, fim do rodeio; 21h, show sertanejo. Outras dezesseis apresentações de artistas locais e regionais acontecem ao longo do dia.

Entre as atrações para os participantes despontam ainda a Feira da Agroindústria Familiar, mostra de carros antigos, exposição de pequenos animais e artesanato.

Baseado em um filme, trio criou o prato em 1960

O prato típico de Campo Mourão foi criado no início da década de 60 e é fruto da curiosidade e persistência de três pioneiros do Município: Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas. Depois de assistirem a um filme onde vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão, os três resolveram experimentar o peculiar sistema de cozimento.

Seus familiares ainda lembram do resultado das primeiras tentativas. Ora os ingredientes não ficavam cozidos, ora era impossível consumir a iguaria por estar impregnada pela fumaça. Também não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Sem falar da desconfiança daqueles que acompanhavam a experiência gastronômica. Mas valeu o esforço!

Os registros históricos revelam que o processo de popularização do carneiro no buraco começou apenas na década de 80, quando autoridades que visitavam a cidade passaram a ser recepcionadas com o prato. Até então, a comida era servida esporadicamente em pequenas recepções e festas de amigos.

A oficialização do carneiro no buraco como prato típico de Campo Mourão, através de lei municipal, resultou de um movimento liderado em 1990 pela confraria da Boca Maldita local. No ano seguinte foi realizada a 1.ª Festa do Carneiro no Buraco, que ganhou âmbito nacional em 1993.

Ao longo dos últimos 40 anos, o prato típico foi sendo aprimorado e hoje desponta como verdadeiro símbolo de Campo Mourão. Apesar do alto grau de dificuldade na preparação, está entre as comidas típicas mais divulgadas do Sul do País. Mourãoenses que dominam a técnica de preparação são convidados para executar o prato nas mais diferentes regiões do Brasil.

Aprenda como preparar típico carneiro no buraco

Anote os ingrdientes: 27 kgde carne de carneiro de média idade, 2 kg de tomate, 2 kg de cebola, 3 kg de batata doce. 3 kg de batata salsa, 2 kg de chuchu, 2 kg de abobrinha, 2 kg de cenoura, 500 g de pimentão, 1 kg de vagem, 2 kg de mandioca e 1 kg de maçã vermelha. Para o tempero, 10 g de pimenta do reino, 100 g de glutamato monossódico, dois maços de cebolinha, dois maços de salsinha, 1 litro de vinagre de vinho, 300 ml de óleo e 815 g de sal.

A carne, cortada em pedaços pequenos, deve permanecer três horas na vinha d?alhos preparada com todos os ingredientes do tempero, batidos no liqüidificador. O tacho de ferro ? de 30 polegadas de diâmetro ? deve ser untado e a primeira camada é sempre de chuchu e abobrinha. Na seqüência alternam-se as camadas de carne e legumes. O restante do tempero da carne é despejado no final da montagem do tacho. Apenas os tomates e maçãs, que ficam por cima, não são cortados.

Após a queima de dois metros de lenha começando sempre pela mais grossa – no buraco cavado no chão (com 1,50 m de profundidade e 1,05 m de largura), ao longo de seis horas, é descido o tacho, que fica sobre as brasas e coberto com uma tampa metálica. O buraco é tampado com tábuas e vedado com terra. A colocação e retirada do tacho é feita com ganchos especiais. Após seis horas, a iguaria está pronta.

O pirão é preparado com caldo retirado do tacho e farinha de mandioca torrada, além de cheiro verde e pimenta à gosto.

O Carneiro no Buraco é servido acompanhado ainda de arroz branco e salada de almeirão. Pode ser acompanhado de vinho, cerveja ou refrigerante. Um tacho dá para cerca de 60 pessoas. Tempo de preparação: cerca de 12 horas.

Voltar ao topo