Campo Mourão já tem 25 leitos de UTI

Mais de R$ 1 milhão foram investidos apenas na compra dos equipamentos para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão, inaugurado no fim da tarde de segunda-feira (13/10). Os recursos foram conseguidos junto ao Ministério de Saúde e a unidade oferece os primeiros cinco leitos de UTI pediátrica e três neonatais do Centro-Oeste do Estado, além de mais sete leitos adultos.

Segundo médicos de outros centros do País e autoridades estaduais ligadas à saúde que visitaram a UTI da instituição, a unidade dispõe de equipamentos encontrados somente em alguns dos melhores hospitais do País. A Santa Casa havia sido descredenciada no fim dos anos 80 pelo Ministério da Saúde. A UTI foi inaugurada exatamente um ano e um dia depois da entrada em funcionamento do novo complexo hospitalar da instituição, localizado na saída para Araruna e que levou 12 anos para ficar pronto. Trata-se do maior e mais bem equipado hospital filantrópico do Centro Oeste do Paraná e conta com 130 leitos, centro cirúrgico e outras instalações.

Somente neste ano, dez crianças e 28 recém-nascidos tiveram que ser removidos para outras cidades porque Campo Mourão não contava com leitos de UTI pediátrica e neonatal. Cerca de cinqüenta profissionais foram contratados para trabalhar na UTI.

Nos próximos dias deve acontecer a última visita técnica para pôr também em funcionamento o centro de oncologia, construído junto à Santa Casa pela iniciativa privada, evitando o deslocamento de pacientes com câncer para tratamento em Maringá, Londrina, Curitiba ou Cascavel. O prédio está pronto e os equipamentos já foram instalados.

Voltar ao topo