Campo Largo ganha campus da IFPR

Ainda neste ano, moradores de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, poderão participar de cursos profissionalizantes em um campus avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), formado a partir da extinção da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. A unidade será instalada em um galpão da antiga Cerâmica Iguaçu, em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados.

Em outubro começam cursos à distância (superior técnico em gestão pública); em fevereiro de 2010, cursos técnicos à distância; e, em março de 2010, serão abertas turmas para os cursos presenciais.

Com o enfoque na educação profissionalizante, o IFPR vai oferecer oportunidades que atendam as necessidades dos arranjos produtivos locais. As duas maiores demandas em Campo Largo são por cursos nas áreas de cerâmica e metal-mecânica, devido às empresas instaladas na cidade. Muitas destas têm políticas para a contratação de pessoal residente em Campo Largo, mas tinham dificuldades em encontrar profissionais qualificados.

“Tivemos presença maciça do empresariado em uma audiência pública sobre o assunto. Os empresários também se comprometeram a ajudar, com estágios e aulas práticas. Uma empresa, quando vem para o município, a primeira coisa que pergunta é se tem curso técnico na área de atuação e mão-de-obra qualificada”, comenta o secretário de desenvolvimento econômico de Campo Largo, João Batista de Souza Filho.

Segundo o reitor do IFPR, Alípio Leal, o investimento total para a instalação do campus em Campo Largo será de R$ 7 milhões. A expansão para Campo Largo faz parte da segunda fase do IFPR, criado em 2008. Existem campus em Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina.

Em março do ano que vem, começam a funcionar as unidades em Umuarama, Paranavaí, Jacarezinho, Telêmaco Borba e Irati. “E estamos negociando Cascavel e Palmas”, adianta Leal. Cada campus terá cursos destinados à demanda regional. Atualmente, o IFPR oferece 32 cursos nos quatro campi em funcionamento.

Voltar ao topo