Campanha valoriza aleitamento materno

Profissionais de saúde querem aproveitar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, para destacar a importância dessa prática para o desenvolvimento saudável das crianças e a relevância de doações que permitam o abastecimento de banco de leites nas maternidades do Paraná.

Amanhã, em Curitiba, haverá uma ação para estimular a doação de leite materno no Espaço Saúde da Unidade de Saúde (US) Bairro Novo. Durante a ação, promovida em parceria entre a US, o Hospital Evangélico e a Maternidade do Bairro Novo, equipes de 11 unidades da região distribuirão materiais orientativos.

A previsão é de que as atividades, que se estenderão durante todo o dia, tenham início às 9h. A ação faz parte das políticas de incentivo ao aleitamento materno, vinculadas ao Programa Mãe Curitibana e ao Programa Nana Nenê, implementando nas creches da capital.

De acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Leda Maria Albuquerque, para este ano, a Semana visa dar visibilidade aos “dez passos fundamentais para um bom começo”, com ênfase nos chamados hospitais amigos da criança. “Esses hospitais fazem parte de um hall de políticas internacionais para aleitamento materno”, explica.

A técnica de aleitamento materno da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Palmira Soares do Rosário, revela que o Paraná já conta com 19 hospitais amigos da criança, seis deles em Curitiba.

“Além dos oito bancos de leite que já existem, o Paraná deverá contar com mais dois bancos, que estão em fase de implementação”, conta. Segundo Palmiera, quanto mais hospitais amigos da criança, maior será a incidência de crianças que estarão sendo devidamente nutridas. “É importante ressaltar que o leite materno protege a criança de várias doenças”, diz.