Campanha termina com 17,6 mil doses aplicadas

Terminou com 17.609 doses aplicadas a Campanha Nacional de Atualização Vacinal, encerrada na última sexta-feira (24). Além do esquema de imunização de rotina, a campanha também aplicou 4.171 doses de vacina contra a gripe, que continua sendo ofertada para crianças de até 6 anos. As informações são da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde.

Para a diretora de Epidemiologia do município, pediatra Karin Luhm, a campanha foi positiva. “A cobertura só não foi maior porque ela já é muito boa. Além da participação das famílias e dos cuidadores, conta muito para isso o fato de acompanharmos o calendário vacinal on line e, por isso, termos condições de fazer a busca ativa das crianças com doses em atraso. Se elas não chegam às unidades, fazemos contato com as famílias. Poucas não comparecem”, explica.

Em decorrência dessa rotina, o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), da Santa Casa de São Paulo, considerou a cidade como a capital brasileira de melhor cobertura vacinal infantil – 98% contra 81% de cobertura nacional para o segmento. Pesquisa feita pela entidade foi divulgada em 2008.

Além das crianças, são esperadas na rotina das unidades de saúde todos os adolescentes, adultos jovens e pessoas idosas com vacinas em atraso. Para saber quais doses devem ser tomadas, basta consultar a carteirinha de vacinação e levar o documento no dia da vacinação.