Falsificações

Campanha contra o contrabando mobiliza comerciantes em Guarapuava

Divulgação/PRF

O contrabando de cigarros representa um rombo anual de R$ 293 milhões em arrecadação de impostos anualmente em todo o Paraná. Para tentar conscientizar os comerciantes do tamanho do problema uma campanha contra a prática foi lançada na semana passada em Guarapuava, região Central do Paraná.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), que pretende conscientizar donos de mercados, padarias e bares sobre a importância de todos fazerem a sua parte para termos um país sem corrupção. Em tempos de eleição, fazer a nossa parte é fundamental.

Cerca de 2 mil comerciantes serão impactados com a campanha que alerta no total para três temas: venda de produtos contrabandeados ou roubados, pagamento de impostos e comércio de álcool e cigarro para menores de 18 anos. Ao todo, segundo dados colhidos pelo Ibope, 48% de todos os cigarros vendidos no Brasil são ilegais e vêm do Paraguai (são aproximadamente 3,3 bilhões de unidades de cigarros circulando livremente no mercado.

Junto com a primeira campanha, o ETCO aproveita o contato com os varejistas para divulgar também a iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) “Diga não às pequenas corrupções”, que trata das diversas atitudes ilegais ou antiéticas, como roubar TV a cabo, furar fila e comprar produtos falsificados.