Campanha Se Liga no Trânsito chega a Foz do Iguaçu

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) iniciou nesta quarta-feira (10), em Foz do Iguaçu, a campanha educativa “Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija”. Direcionada aos jovens, a campanha tem o objetivo de incentivar a adoção de uma postura segura no trânsito, evitando misturar bebida e direção.

“Bebida e direção são uma combinação extremamente perigosa. Precisamos conscientizar nossos jovens para que não sofram as conseqüências disso”, enfatizou Hugo Collodel, diretor de tecnologia e desenvolvimento do Detran.

Foz do Iguaçu é uma das cidades paranaenses com maior índice de acidentes de trânsito. Somente de janeiro a julho deste ano foram registrados mais de 1.200 acidentes, com 478 vítimas. À noite, no mesmo período, os números apontam mais de 200 acidentes, entre colisões, capotamentos, atropelamentos e choques com objetos.

Abordagem

Durante a abordagem em bares da cidade, o Detran apresenta um jogo virtual interativo, em que o participante seleciona o número de doses que ingeriu durante a noite.

A partir daí, o jogo simula um motorista dirigindo e mostra o grau de dificuldade de conduzir um veículo sob o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas e os riscos que ele assume.

Para a cantora Stela Rodrigues as campanhas educativas são de extrema importância e devem continuar. “Acho muito importante educar as pessoas para que repensem suas atitudes. É inaceitável que um jovem beba e saia dirigindo, causando riscos para os outros e para si mesmo. Aqui na minha mesa todo mundo exagerou nas doses, mas ninguém vai dirigir”, afirmou.

Dirigir sob a influência de álcool, na faixa de 2 e 5,99dg/l (uma lata de cerveja ou uma taça de vinho), é infração gravíssima. Gera multa de R$ 957,70, sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Dirigir com volume de álcool acima de 6dg/l (três copos altos de cerveja), além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena de seis meses a três anos de prisão.