Campanha pretende esterilizar 600 cachorros

Começou ontem um grande mutirão para castração de cachorros na Vila Osternak, no bairro Boqueirão, em Curitiba. A previsão é esterilizar nos próximos 30 dias pelo menos 600 animais, entre machos e fêmeas. Ontem, integrantes da ONG Clube das Pulgas visitaram e convidaram os moradores a aderir à campanha. As castrações são gratuitas e serão realizadas nos próximos domingos por veterinários voluntários.

O trabalho acontece nas Moradias 23 de Agosto dentro da Vila Osternack. César Valeixo, integrante da ONG, disse que a escolha do local se deveu à grande quantidade de animais que vivem perambulando pelas ruas.

Valeixo explicou que quando os animais começam a incomodar ou dão cria, muita gente quer se livrar deles, e acaba abandonando-os. Na rua, eles passam fome, frio, sede, ficam doentes, são atropelados e ainda correm o risco de sofrerem maus tratos. “Todos os dias vejo cachorros atropelados nas ruas”, comentou o presidente da associação de moradores da Vila Osternack, José Macênio Saurim. Outro bom motivo para controlar a população de animais é o fato de eles transmitirem doenças, como verminoses, salmonelas e bicho geográfico, entre outras.

Ontem, 25 integrantes da ONG percorreram as casas explicando aos moradores a importância de esterilizar os animais. “Além de não se multiplicarem, eles ficam mais calmos, e as fêmeas não correm risco de contrair doenças como o câncer de útero e infecção urinária”. A cirurgia não dói, pois é aplicada anestesia. Os moradores também receberam informações sobre a posse responsável.

Rosemari de Moraes Lurdes dos Santos tem três cães em casa: dois machos e uma fêmea. “É bom que não vai ser preciso pagar. Quando nascem novos cãezinhos vira um problema. Mas eu sempre dou para o aviário”, afirmou.

Chip

Os animais castrados também vão receber um chip que vai ajudar a ONG acompanhá-los. Se ele aparecer em outro ponto da cidade, vamos verificar quem é o dono e ver o que aconteceu”, contou Valeixo. Além disso, também será feito um levantamento sobre o número de animais que vivem no local e as condições de vida.

Hoje, estima-se que 96 mil cães habitem as ruas de Curitiba. Mas a pesquisa que será feita por estudantes de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ajudar na obtenção de números mais confiáveis.

Valeixo explica que só com a castração e a posse responsável o problema terá solução, pois a carrocinha não tem a eficiência necessária. O sistema existe há 30 anos, e mesmo assim é grande a quantidade de bichos nas ruas. Os materiais para o trabalho serão doados pela Prefeitura de Curitiba, enquanto veterinários voluntários se encarregam das cirurgias.

Voltar ao topo