Campanha orienta sobre a volta às aulas

Motoristas que trafegavam pela rua João Bettega, na Cidade Industrial, nesta sexta-feira (6), participaram de mais uma ação especial de educação de trânsito promovida pela Prefeitura de Curitiba. Neste período de volta às aulas escolares, agentes da Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S/A (Diretran/URBS) estão abordando motoristas para entregar kits com folhetos educativos e fornecer orientações sobre o uso correto de cadeirinhas e dispositivos especiais para transportar crianças.

O uso das cadeirinhas tornou-se obrigatório no ano passado, com a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os motoristas têm até o fim deste ano para se adaptar às novas regras. A fiscalização do uso das cadeirinhas começará em todo Brasil a partir de 2010.

“O objetivo das abordagens educativas perto das escolas não é multar, é relembrar aos motoristas as lições básicas de respeito e segurança no trânsito, que às vezes são esquecidas na pressa do dia-a-dia”, afirma a coordenadora de Educação e Mobilização da Urbs, Maura Moro.

O representante de vendas Alisson Fuerbach, natural de Florianópolis e morando em Curitiba há dois anos, foi um dos mais de 500 motoristas que participaram da ação educativa nesta sexta-feira (6) e aprovou a medida. Para ele, as crianças de hoje somente respeitarão as leis e os princípios de trânsito no país se o trânsito for ensinado desde as escolas, como disciplina alternativa nas redes de ensino fundamental, públicas ou privadas. “Quem freqüenta auto-escolas, muitas vezes, traz vícios ao dirigir, o que não acontece com as crianças. Curitiba pode dar um exemplo para o Brasil”, diz ele.

Para o comerciante Carlos Alberto Seme, que mora em Pinhalão, no Norte Pioneiro do Paraná, e está em Curitiba a passeio, campanhas como essas são sempre meritórias. “Vou levar mais folhetos para que meus filhos em idade escolar aprendam os princípios de como se comportar no trânsito urbano”, disse.

Volta às aulas

Além da campanha educativa, iniciada em 3 de março, a partir da próxima segunda-feira (9), a Diretran dará início à “Operação Escola”, atendendo 169 escolas municipais e em 54 particulares. Nesses locais, os agentes organizam o trânsito para o embarque e desembarque de estudantes nos horários de entrada e saída das aulas.

Em cada escola, “anjos da guarda” controlam a travessia dos estudantes na faixa de pedestres. A Diretran é responsável pelo treinamento do pessoal envolvido na operação. Nas escolas municipais, o trabalho é feito diariamente por guardas municipais do Serviço de Proteção Escolar. Nas escolas privadas, funcionários das escolas são treinados para atuar como monitores de travessia. Em escolas estaduais, a operação é coordenada pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Para os pais que levam ou buscam os filhos nas escolas, é separada uma faixa da rua em frente à escola, com um corredor de cones, para direcionar o fluxo e liberar as outras pistas da rua para o tráfego normal. Para as vans e ônibus de transporte escolar, são separadas áreas de estacionamento seguras. As crianças que vão para casa a pé são encaminhadas para atravessar a rua sempre na faixa de pedestres, com a ajuda dos monitores, que interrompem o fluxo de veículos quando necessário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna