Campanha mundial para aumentar doação de sangue

Em poucos minutos, um doador de sangue pode salvar até quatro vidas. Uma bolsa de 450ml, quantidade coletada durante a doação, é o necessário para garantir a sobrevivência de quatro pacientes. E, mesmo com as campanhas para estimular a doação, o número de pessoas que comparece aos centros de hematologia ainda é pequeno.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) atendeu no ano de 2002, 32.934 doadores. Um número pequeno se comparado à população total. A meta até o final do ano é garantir um aumento de 10 mil doadores. Para isso o Estado participa hoje de uma mobilização internacional, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

No Paraná, a mobilização será realizada nas cidades que fazem parte da rede do Hemepar. O evento começa às 14h e estará recebendo os doadores até às 18h.

“É necessário que a sociedade compareça no evento, pois a situação está complicada. Nós atendemos 40 hospitais de Curitiba e região metropolitana e tem dias que nosso estoque de sangue quase acaba. É preciso ter uma reposição regular, criar o hábito da doação entre as pessoas”, destaca a coordenadora do Hemepar, Vera Hirata.

Voluntários

Todo doador passa por um completo processo de esclarecimento. O sangue do doador será testado para HIV (vírus da aids), hepatite B e C, sífilis, Chagas e HTLV-1 e HTLV-2 (vírus que causam paralisia e câncer). “Algumas pessoas não fazem a doação por medo dos resultados dos exames. Eles acreditam que possam estar com alguma doença. Outros têm medo da agulha na hora da retirada do sangue. Esses medos são normais, mas devem ser combatidos para que se possa salvar vidas. Muitas pessoas dependem da doação, e isso tem que ser estimulado”, afirma a coordenadora.

Para realizar a doação, o voluntário tem que estar em boas condições de saúde. ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, comparecer para doação alimentado, evitando alimentação pesada, não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas doze horas, homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias e apresentar documento com foto (carteira de identidade, de motorista). Em Curitiba, o Hemepar vai estar recebendo todos os doadores na sua sede, na Travessa João Prosdócimo, 145 Alto da XV. Informações: (41) 262-7676 ou (41) 362-2030.

Voltar ao topo