Ainda dá tempo!

Campanha de vacinação contra a gripe A continua

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deve imunizar idosos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos incompletos até o dia 25 de maio. Em Curitiba, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde durante a semana, nos horários normais de atendimento, e nos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs), aos sábados e domingos. A vacina será fornecida nestes locais somente até o encerramento da campanha. Até sexta-feira, também é possível receber as doses em uma tenda na Boca Maldita.

A Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de imunizar 158 mil pessoas acima dos 60 anos, 15 mil gestantes e 30 mil crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos durante a campanha. Só no último sábado, quando a campanha iniciou, 18.270 pessoas (8% do público alvo) receberam as doses na capital: 14.168 são idosos, 1.078 gestantes e 3.024 crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos. “Todo ano eu me vacino e nunca mais eu tive uma gripe forte”, relata Maria Mazochi, 71 anos. “Eu me vacino pensando em evitar pegar uma gripe mais forte. Tem fácil acesso e é de graça”, comenta Armando Nolli, 70 anos.

“A vacinação é orientada para os grupos em situação mais vulnerável. Está relacionado com a prevenção, diminuindo o desenvolvimento da doença e os casos mais graves, que podem evoluir para pneumonias e até para óbito”, explicou a secretária municipal de Saúde, Eliane Chomatas.

A vacina que está sendo distribuída tem cobertura para três vírus, incluindo o H1N1, causador da gripe A. A dose é única para idosos e gestantes. Para crianças, a vacinação ocorrerá em duas etapas. A segunda dose precisa ser tomada um mês após a primeira, ainda dentro da campanha.

Capital teve dois casos de gripe A

De acordo com a secretária da Saúde, já foram detectados dois casos de gripe A, a partir do vírus H1N1, neste ano em Curitiba. As situações foram contornadas, mas indicam que o vírus está circulando e que a população deve tomar cuidado. As medidas de prevenção -tanto para quem vacinou quanto para as pessoas fora da campanha -são: evitar locais pouco ventilados, lavar bem as mãos várias vezes ao dia e evitar contato com outras pessoas, caso fique gripado. Quem não foi contemplado na campanha nacional de vacinação pode optar pela dose fornecida em clínicas particulares.