Campanha de vacinação aos idosos começa sábado

A 11.ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe começa neste sábado. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das 191.740 pessoas com mais de 60 anos moradoras em Curitiba até o próximo dia 8. A vacina é gratuita e encontrada em todas as unidades da rede municipal de saúde, no horário normal.

Para marcar o início da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde montará, no sábado, tendas para vacinar os idosos, das 9h às 17h, na Boca Maldita, na Praça Rui Barbosa, na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

Nos oito centros municipais de urgências médicas (Boqueirão, Cajuru, Campo Comprido, CIC, Sítio Cercado, Fazendinha, Boa Vista e Pinheirinho) a dose será aplicada a qualquer hora, inclusive de madrugada.

Efeito

A vacina contra a gripe demora pelo menos 10 a 15 dias até que a imunização comece  fazer efeito. Por isso, é importante aplicar o quanto antes, para prevenir os casos de gripe e resfriados do período de inverno.

A gripe é doença contagiosa causada pelo vírus influenza. O paciente com gripe apresenta febre alta, dores musculares, dor de garganta e tosse. O resfriado tem sintomas mais leves e pode ser provocado por diversos tipos de vírus. Em geral, os problemas não vão além de irritação na garganta, coriza e febre baixa.

Voltar ao topo