Campanha contra a dengue mobiliza Ponta Grossa

Uma equipe formada por 30 profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ponta Grossa mobilizou boa parte da cidade no último sábado (22), com a campanha nacional de combate à dengue. A mobilização levou às pessoas dicas de prevenção e explicações sobre o mosquito transmissor da doença, o aedes aegÿpti. As ações contra a dengue, que começaram no último sábado – o Dia D – seguem em Ponta Grossa até sexta-feira, com apresentações teatrais educativas, no Sesc, das 14 às 15 horas e das 15 às 16 horas.

Um mutirão de informação sobre a doença, distribuição de panfletos explicativos e fantoches deram o tom da campanha na cidade. Este ano, Ponta Grossa inovou e levou para as ruas o calendário de 2009, que em cada mês do ano dá uma dica sobre a prevenção. Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Priscilla Alves Santos, em seis horas e meia de campanha 3.000 calendários e 5.000 panfletos foram distribuídos na cidade.

Nas ruas, os profissionais esclareceram as principais dúvidas que envolvem a dengue. A mais freqüente, segundo Priscilla, era sobre como é o mosquito. “Muitas pessoas imaginam o aedes aegÿpti um mosquito grande. Mostramos que ele é um mosquito pequeno, que tem o costume de atacar as pessoas durante o dia, vive e se reproduz em ambientes com água limpa, próximos a habitação humana”, diz.

Outra questão muito abordada na mobilização em Ponta Grossa foram os sintomas da doença. “Muitas pessoas confundem a dengue com gripe”, diz Priscilla. Ela conta que dor de cabeça, nos olhos, nos músculos, nas juntas, febre muito alta, fraqueza, manchas avermelhadas por todo o corpo são indicativos da doença.

A campanha contra a dengue em Ponta Grossa nunca pára. Técnicos e agentes de saúde atuam na orientação da comunidade, com a distribuição de folhetos explicativos e ações diretas para desinfecção, com inspeções de casa em casa. O trabalho de prevenção feito ininterruptamente pelo Programa Municipal de Combate à Dengue garante a redução ano a ano do aedes aegÿpti no município. “Isso é resultado da campanha bem-sucedida que vem sendo feita na cidade”, diz a gerente.