Campanha conscientiza sobre taxa de colesterol

Curitiba é a terceira capital, entre sete pesquisadas, com o maior índice de colesterol elevado. Ela só perde para Porto Alegre e Salvador. Esse índice está relacionado ao meio ambiente, pois em função do clima, as pessoas são mais sedentárias e tendem a consumir alimentos mais calóricos. A pesquisa foi feita, em 1995, pelo Departamento de Arteriosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia com cerca de 8 mil pessoas. Agora ela está sendo refeita quando deverão ser investigadas 180 mil pessoas.

A Campanha Nacional Contra o Colesterol Elevado está sendo realizada em Curitiba até dia 2 de agosto nos shoppings Crystal e Curitiba, das 10h às 22h. Nesses locais é possível fazer gratuitamente um teste da taxa de colesterol total. O resultado sai em três minutos, e todos recebem orientações de como manter as taxas normais. Quem estiver com a taxa elevada recebe, além da orientações, uma carta com os índices que devem ser apresentados a um médico.

A coordenadora da campanha e doutora em Genética do Colesterol, Mariléia Scartezini disse que se pretende sensibilizar o Ministério da Saúde a incluir a prevenção do colesterol elevado no calendário de atividades do órgão. Segundo ela, a importância de se controlar as taxas do colesterol está ligada à prevenção de doenças, principalmente as que atingem o coração. Mariléia explica que o colesterol é uma gordura essencial para o organismo, que está presente nos alimentos, mas também é formado pelo próprio corpo.

“Mas o excesso dessa gordura é que provoca formação de placas nas paredes das artérias e veias, que impede a passagem do sangue para o coração”, disse. Mariléia falou ainda que além do colesterol, estão ligados ao desenvolvimento de doenças coronárias, o tabagismo, pressão arterial elevada, falta de exercícios físicos, estresse, diabetes, obesidade, idade e fatores hereditários. “Muitos desses fatores podem ser eliminados e prevenidos. Basta uma mudança de comportamento das pessoas”, disse.

Segundo a enfermeira Evelyse Borelli muitas pessoas tem um taxa de colesterol elevada e nem sabem disso, pois a formação da gordura acontece ao longo dos anos, sem sintomas. “Um dia a pessoa pode sofrer um ataque cardíaco, mesmo sem sentir nada, por isso é importante manter os níveis de colesterol no sangue sempre controlados”, afirmou.

Prevenção

A taxa de colesterol deve ser acompanhada anualmente a partir dos 20 anos de idade. Para ser considerado dentro da normalidade a taxa não pode ultrapassar 200 miligramas por decilitro de soro. Mas existem casos em que os índices elevados aparecem também crianças. A secretária Maria Rabachin descobriu há três meses que a filha de 5 anos tinha taxa de 248. “Ela começou a fazer um tratamento que inclui alimentação balanceada e exercícios físicos”, disse. No exame de ontem a menina já baixou a taxa de colesterol para 218.

O aposentado Antônio Carlos Toledo Neto também aproveitou a campanha para fazer o teste, e descobriu que a taxa está elevada, com 291. “Sei que abusei na comida nos últimos tempos. Voltei a tomar café com açúcar e comer muita massa. Agora preciso voltar no médico e controlar um pouco”, afirmou. A dona-de-casa Wladislava Marchirato acha importante prevenir, e garante que mede a taxa de colesterol todos os anos. “Ando mais controlada na alimentação, mas no ano passado estava com 230 de colesterol”, comentou.

Voltar ao topo