Caminhoneiros com destino ao Porto de Paranaguá, na BR 277, passaram nesta quarta-feira (19) pela primeira blitz educativa deste ano. A abordagem ocorreu no posto Wanser, por guardas portuários e policiais rodoviários, com objetivo de chamar a atenção quanto às regras da descarga de grãos no Porto de Paranaguá.

continua após a publicidade

A ação busca ainda garantir que o escoamento da safra de grãos seja tranquilo e sem formação de filas no acesso ao Pátio.

“O volume de caminhões graneleiros que nós estimamos receber este ano é de 450 mil. Estamos somando esforços para ordenar a chegada destes caminhões e, assim, evitar congestionamentos. No entanto, com o grande fluxo de veículos, a possibilidade de acidentes também cresce e nós sentimos os estragos que eles causam”, explicou o diretor técnico do porto de Paranaguá, Paulinho Dalmaz.

Cargas

continua após a publicidade

Num intervalo de quatro dias, o sistema de recebimento de cargas do porto ficou prejudicado por dois acidentes envolvendo caminhões. No sábado (15), um caminhão-guincho derrubou a rede de fibra óptica da Copel, deixando o Pátio sem internet. Na terça-feira (18), um outro caminhão bateu num poste e deixou toda a região no entorno do Pátio sem luz, por mais de 5 horas. Nos dois episódios, houve formação de filas de até oito quilômetros no acesso ao pátio, em função da queda do sistema informatizado.

José Hamilton de Farias, inspetor da PRF, disse que a ação em parceria com a Appa soma-se às demais ações já realizadas pela Polícia em todo o estado. “Nas nossas abordagens que ocorrem ao longo do ano, sempre orientamos os caminhoneiros sobre a questão da segurança do trânsito e também sobre a importância do agendamento da carga junto ao porto. Com o fim das filas nas estradas, a segurança de todos que trafegam melhorou muito e precisamos manter esta condição”, disse.

continua após a publicidade

Meio Ambiente

Além de serem orientados sobre os procedimentos de chegada ao Porto, os caminhoneiros também estão recebendo informações sobre a necessidade de manter a cidade de Paranaguá limpa.

O folder informativo, que está sendo entregue aos motoristas, também traz informações de como fazer na questão da limpeza das caçambas dos caminhões. Sacos de lixo estão sendo entregues aos motoristas na entrada do Pátio de Triagem para que eles coloquem o resíduo da limpeza das carrocerias.