Caminhão tomba e fecha BR-116 por mais de 7 horas

Um acidente ocorrido ontem no quilômetro 33 da BR-116, sentido Curitiba-São Paulo, com um caminhão contendo amônia provocou um congestionamento de 12 quilômetros na estrada. O caminhão tombou na pista no início da manhã, às 6h30. O trânsito só foi liberado às 14h, depois de muito cuidado na retirada do veículo, que estava carregado com vinte mil litros da substância química. O tráfego voltou ao fluxo normal somente no final da tarde. O motorista do caminhão acidentado teve apenas ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

A demora na remoção do caminhão aconteceu por causa da alta toxicidade da amônia. Mesmo com o acidente, não houve vazamento do produto na rodovia ou áreas próximas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes do Corpo de Bombeiros e técnicos em cargas perigosas da polícia e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram no local para avaliar a situação. Eles cogitaram a possibilidade de transferir a carga para outro veículo (operação chamada transbordo), mas optaram por remover o caminhão da pista. “Dentro do tanque, a carga estava pressurizada, ou seja, metade líquida e metade gasosa. Seria muito complicado fazer o transbordo”, contou Rasca Rodrigues, presidente do IAP. “Além disso, um caminhão não conseguiria chegar até o local por causa do congestionamento. Como não houve rachaduras no tanque, ele foi retirado da pista”, afirma. A empresa Ultrafertil, detentora da carga, tem 24 horas para tirar o tanque da BR-116.

De acordo com Rodrigues, a amônia tem um cheiro muito forte, que pode causar tonturas e desmaios nas pessoas próximas à substância. Se o produto vazasse, atingindo o solo, poderia contaminar um dos lençóis freáticos que deságuam na represa Capivari, localizada perto do local do acidente. “Caso acontecesse, teríamos que suspender o abastecimento de água da região”, comenta o presidente do IAP.

Grau de risco à saúde

Exposição aguda

– A amônia produz lesão tissular semelhante a um álcali corrosivo. É muito solúvel em água e, portanto, atua na mucosa umedecida das vias aéreas superiores e nos olhos. É um gás irritante para o nariz e para a garganta, levando à tosse e à dificuldade para respirar. Atingindo os olhos leva a lacrimejamento, edema palpebral, úlcera da córnea, atrofia da íris e cegueira devido à catarata tardia e atrofia da retina. A amônia é um severo irritante para os olhos, as vias respiratórias e a pele.

– Nas vias respiratórias os seus vapores provocam faringite, laringite, broncoespasmo, dor torácica, dispnéia (dificuldade para respirar) e traqueíte.

– Em altas concentrações, a amônia atua sobre os pulmões, causando edema agudo, asfixia, devido ao envolvimento do sistema nervoso central, surgindo parada respiratória, alterações no ritmo e nos batimentos do coração.

– O contato da pele e mucosas com a forma líquida provoca queimaduras graves.

– Na via digestiva, a irritação provoca náuseas, vômitos, sensação de queimação e edema dos lábios, da boca e do nariz. Na ingestão ocorrem queimaduras da boca, esôfago e perfuração gástrica.

Primeiros socorros

Na inalação

* É imprescindível a remoção imediata da vítima da área contaminada, para local com ar fresco. Administrar oxigênio 100%, umidificado, tratamento do edema pulmonar, entubação e ressuscitação cardiorrespiratória, se necessário. Broncodilatadores e antibióticos podem ser necessários, a depender das complicações.

Na ingestão

* Se a vítima estiver consciente, administrar água ou leite para diluição do álcali, que poderá ser neutralizado com a administração, logo após, de vinagre diluído em água ou suco de limão. Desaconselhável a lavagem gástrica, devido ao risco de perfuração esofagogástrica. Não induzir vômito.

No contato com a pele

* Retirar imediatamente a roupa contaminada e remover a amônia através da lavagem com água corrente, para atenuar a ação irritante primária ou cáustica, que pode causar queimaduras de 1.º e 2.º graus. Tratar queimaduras.

No contato com os olhos

* Qualquer quantidade do produto deverá ser removida rapidamente com a lavagem dos olhos em água corrente durante 15 minutos. Em caso de dor forte, instilar duas gotas de colírio anestésico (tetracaína, por exemplo). Encaminhar ao oftalmologista para tratamento adequado.

Voltar ao topo