Caminhão derrama 3.500 litros de óleo na 277

Um caminhão que levava 32 mil litros de óleo diesel de Canoas (RS) para o Porto de Paranaguá, tombou ontem por volta de 7h no quilômetro 9 da BR-277. Cerca de 3.500 litros do produto vazaram, deixando a pista no sentido Curitiba-Paranaguá fechada até que fosse feita a limpeza do local. Equipes da Ecovia (concessionária que administra a rodovia) e do Corpo de Bombeiros levaram cerca de 40 minutos para fazer a limpeza do óleo, que se espalhou por uma área de duzentos metros quadrados e atingiu um ribeirão próximo.

O óleo não chegou a atingir o Rio Pixirica, porém o produto que escorreu pelo ribeirão ficou a poucos metros disto. O motorista do caminhão, Ademir Denis, de 42 anos, não sofreu ferimentos mais graves.

Conforme o capitão João Francisco dos Santos Neto, da Defesa Civil, o acidente aconteceu exatamente às 6h55. Além da Defesa Civil, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram no local verificando se houve dano ambiental.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama em Paranaguá, Celso Franca Merelin, o derramamento de óleo foi de pequeno porte. Caiu na valeta entre as duas pistas mas foi contido com terra. Um pouco caiu num banhado pela boca-de-lobo. Entretanto, barreiras de contenção foram colocadas e o material não chegou a se espalhar”, contou.

IAP

A previsão dos técnicos do IAP era de conclusão dos trabalhos de sucção do óleo do ribeirão até o final da tarde de ontem. .

Segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, a transportadora Roglio (prestava serviços à Shell), responsável pelo acidente vai assinar um termo de compromisso para a restauração do local, além de ser autuada e multada.

O técnico do IAP de Paranaguá, Sebastião de Carvalho, informou que foi feita a inspeção no local e notificada a empresa para que apresente um relatório detalhado do acidente. Além das providências exigidas de imediato, o IAP estará apresentando uma relação de medidas para recuperação do local.

As causas do acidente ainda não foram determinadas. Posteriormente ao início dos trabalhos de contenção, outros dois compartimentos do caminhão apresentaram perfurações, agravando o problema.

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