Fézinha

Conheça o Caminhão da Sorte e como funcionam as loterias

A sorte está “raspelando” em Curitiba. Isto porque o Caminhão da Sorte, das Loterias da Caixa Econômica Federal, chegou à capital nesta segunda-feira (26) e deve ficar até sábado. O caminhão está parado na Praça Rui Barbosa e de lá serão feitos todos os sorteios das loterias da semana. O público pode participar tanto como auditor, subindo no caminhão e acompanhando tudo de perto, como controlador das urnas, apertando o botão que faz a urna parar de girar e sortear um número.

Os sorteios acontecem todos os dias às 20h (veja a tabela dos jogos). A exceção é a Loteria Federal, que é sorteada às quartas e sábados, às 19h. Ontem foi dia da Quina, que sorteou os números 18 – 20 – 35 – 58 ­ 80. Duas pessoas do público foram escolhidas para serem auditores populares. Eles subiram ao palco, verificaram os lacres das caixas com as bolinhas serem arrebentados (as caixas vem lacradas do Inmetro, onde são verificados o peso e a integridade das bolinhas), viram as bolas serem colocadas dentro das urnas e acompanharam todo o sorteio de cada um dos números, para atestar a transparência da loteria. No público, uma assistente ia passando o botão, que faz a urna parar de girar e derrubar uma bola na “caçapa”.

Para ser um auditor, basta apenas o interessado chegar na frente do caminhão com um documento de identificação e mostrar o interesse em subir ao palco. Precisa ser maior de 18 anos e alfabetizado. Já para apertar o botão, qualquer pessoa da plateia que está assistindo pode apertá-lo, sob orientação da assistente. Nenhuma destas pessoas voluntárias pode ser funcionário da Caixa. Tudo é acompanhado ao vivo pela equipe das Loterias da Caixa, em Brasília.

Atrações

Além do sorteio, todos que estiverem por lá podem participar de um desafio de velocidade. Paredões de escalada foram instalados na praça e dois participantes por vez podem subir nele. Quem subir primeiro e apertar o botão lá em cima, ganha um brinde. A escalada só é permitida a maiores de 18 anos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Sob protestos, vereadores aprovam reajuste para servidores de Curitiba