Caminhada para refletir sobre uso do automóvel

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta segunda-feira (22) uma caminhada no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, para divulgar o Dia Mundial Sem Carro. A idéia, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, é estimular a reflexão sobre o uso dos automóveis e os problemas que causam ao meio ambiente. “É preciso repensar nossos hábitos e estimular o consumo de produtos menos impactantes, como carros menos poluentes”, disse Rasca.

Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização, que faz parte das ações educativas para alertar a sociedade sobre os impactos do aquecimento global e apontar formas de contribuir para a redução do problema. A coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria, Manyu Chang, destacou que outra reflexão deve ser promovida: a necessidade de um transporte público de qualidade. “Assim o uso do meio de transporte individual, o carro, poderá se tornar opcional e não uma necessidade”, comentou.

Para neutralizar o gás carbônico gerado pelo deslocamento de seus funcionários em 2007, a Secretaria promoveu o plantio de 11 mil árvores. Além disso, outras medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa estão sendo implantadas, como a substituição dos copos descartáveis por canecas ou copos de vidros, instalação de filtros de água nas torneiras para evitar o uso de água engarrafada, aquisição de produtos de fabricantes locais para diminuir a emissão de gases no transporte.

“São pequenas mudanças que proporcionam grandes resultados e que podem ser praticadas por qualquer cidadão preocupado com o futuro do planeta”, ressaltou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Rosa Riskalla.