Caminhada alerta sobre doenças relacionadas ao coração

Atividade física regular + alimentação saudável + acompanhamento médico periódico + diminuição do estresse = coração saudável. A fórmula pode até ser conhecida por muita gente, mas as doenças relacionadas ao coração continuam matando muito.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil por causa de problemas no coração. O alerta será feito aos curitibanos hoje, durante a 5ª Caminhada do Coração, promovida pelo Hospital Cardiológico Costantini.

A concentração será às 9h, na Praça do Japão, e a saída está marcada para as 9h30. A participação é gratuita e não existe necessidade de inscrição. O percurso de 4,5 quilômetros deve ser percorrido em 1h15, entre a Praça do Japão, no Batel, e o Parque Barigui.

A caminhada respeita o ritmo das pessoas. A expectativa é reunir aproximadamente 10 mil participantes, segundo a gerente de marketing do hospital, Débora Smolen.

O número foi atingido na edição do ano passado. “Médicos vão estar no meio da caminhada, para qualquer coisa. Haverá duas ambulâncias e três ônibus para levar quem não estiver mais disposto”, afirma.

Dados do Ministério da Saúde indicam que Curitiba é a quarta cidade com menor índice de pessoas que praticam atividade física regular: somente 15,3% da população.

“O exercício funciona como um fator de proteção. Ajuda a controlar colesterol, diabetes, hipertensão, que são fatores de risco. E também combate a obesidade, um dos fatores de relação direta com as doenças do coração”, comenta o médico cardiologista Pedro Henrique Reis, responsável pelo setor de reabilitação cardíaca do Hospital Cardiológico Costantini.

De acordo com ele, o problema é começar com a rotina de exercícios. No entanto, a partir do momento que as atividades ficam regulares, torna-se mais difícil desistir.

“Quem faz regularmente fica até mais disposto, com o humor diferente. A partir do momento que cria hábito, fica mais difícil parar”, explica Reis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3013-9281 ou no site www.hospitalcostantini.com.br.

Voltar ao topo