Câmeras já registraram mais de mil ocorrências em Curitiba

As câmeras de vídeo instaladas pela Prefeitura de Curitiba registraram 1.600 ocorrências e levaram à detenção de aproximadamente 170 pessoas, desde março de 2008. O maior número de ocorrências acontece na região central e está relacionado ao uso, porte e tráfico de drogas e outras substâncias ilícitas. A Guarda Municipal já encaminhou à polícia mais de 130 pessoas flagradas com drogas nesse período.

A Prefeitura de Curitiba mantém 77 câmeras para monitoramento de segurança. Os equipamentos estão instalados em ruas centrais (XV de Novembro, Marechal Deodoro), no Setor Histórico (praça Tiradentes, rua Saldanha Marinho e Largo da Ordem), no Terminal Guadalupe, no Parque Barigui e, desde novembro, nas Ruas da Cidadania – Boa Vista, Matriz (praça Rui Barbosa), Portão, Pinheirinho, CIC, Bairro Novo, Boqueirão e Santa Felicidade.

Graças a um dos equipamentos instalado na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, os agentes da Guarda Municipal flagraram uma tentativa de assalto ao posto do banco Santander, na terça-feira (31 de março), e acionaram imediatamente as polícias Civil e Militar.

Os assaltantes estavam fortemente armados e renderam o vigilante e alguns guardas municipais, mas decidiram fugir sem levar o dinheiro do cofre, porque perceberam a aproximação da polícia, que havia sido acionada.

Segurança nos bairros

Uma das câmeras instaladas recentemente foi a da Rua da Cidadania do Boa Vista. O local tinha quatro unidades fixas e recebeu um modelo giratório (360 graus), com capacidade de aproximar a imagem e ver o que acontece a uma distância de até três quilômetros, e captar imagens à noite. O monitoramento das imagens 24 horas reduziu em mais de 90% as ocorrências no local e em duas ocasiões impediu ações de vandalismo que resultariam em danos ao patrimônio.

Outra vantagem das câmeras é facilitar o serviço dos guardas municipais, que podem fazer rondas direcionadas, reforçando a segurança de equipamentos e pessoas. Da sala da Guarda Municipal é possível agora acompanhar melhor o que acontece no Terminal Boa Vista e ao redor da Administração Regional, em estações-tubo próximas e até na entrada do parque Bacacheri, por exemplo.

A Prefeitura de Curitiba também vai implantar câmeras de monitoramento para aumentar a segurança do Sítio Cercado. Um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), prevê a instalação de 57 equipamentos na região.

“Vamos implantar um conjunto de programas em parceria para reduzir a violência de uma maneira geral naquela região”, afirma o secretário da Defesa Social de Curitiba, Itamar dos Santos. “Serão aplicados mais de R$ 6 milhões de reais na execução destes programas.”feito.