Clima

Calor histórico continua até sexta-feira em Curitiba

Curitiba registrou, no período dos últimos dez dias, a maior temperatura máxima histórica de média. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a média chegou a 34,6ºC. “O máximo já registrado para esta mesma época do ano foi de 27,8º C”, afirmou Sheila Paz, meteorologista do Simepar.

A capital paranaense também registrou a maior temperatura média dos últimos 14 dias, subsequentes, com média pouco acima de 33ºC. A temperatura atingiu ainda recorde histórico na última sexta-feira (7), por medição de um único dia, com a marca de 35,5ºC. “O índice é o mais alto das últimas três décadas, de acordo com as análises do Simepar”, informou Sheila Paz.

Mudança climática

O calor, no entanto, deve amenizar em todo o estado a partir da próxima quinta-feira (13), conforme o Simepar. Há previsão da ascensão de uma frente fria avançando pelo oceano na Região Sul. A frente deve provocar chuvas, raios, tempestades passageiras e precipitações de granizo em quase todo o Paraná, com início na região Sudoeste. A temperatura média deve recuar para 26ºC, no final da tarde de sexta-feira.

No próximo final de semana, explicou Sheila Paz, meteorologista do Simepar, o clima deve oscilar entre chuvas e sol, com temperaturas médias mais suaves. “A frente fria deverá sobrepor o calor de maneira gradativa e pontual em diferentes partes do estado, à medida que superar a barreira de calor que paira atualmente no Paraná”, ressaltou Sheila.