Calçadão da Rua XV de Novembro passa por faxina

Com baldes e vassouras na mão, grupo de mais de 100 voluntários, todos funcionários de empresas de limpeza e conservação, passaram a madrugada limpando o calçadão da Rua XV de Novembro. Esse é o terceiro ano que o mutirão de limpeza acontece. A proposta é uma forma simbólica de preparar a cidade para as festividades de Natal e para o intenso movimento de consumidores e turistas que passam pelo local nesta época do ano.

Fechado para passagem de veículos em 1973, aquele trecho da Rua XV de Novembro é um dos principais pontos de encontro de moradores e turistas. Ali também está concentrado o centro comercial, além de ser palco de apresentações culturais, manifestações políticas, feiras e eventos. Pelo local passam diariamente 140 mil pessoas. Por essa característica, o calçadão merece atenção especial, afirma o presidente da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), Adonai Arruda.

Material

?É um local importante da cidade e por isso a iniciativa de manter o local bonito, principalmente nesta época do ano?, disse. A estimativa era usar mais de 100 mil litros de água – retirada de fonte subterrânea e imprópria para consumo humano -, e cinco mil litros de detergente biodegradável, para a limpeza de seis quadras, com 750 metros de extensão e 20 mil metros quadrados.

A cerimônia simbólica de conclusão do serviço ocorrerá às 10h, na Boca Maldita.

Voltar ao topo