Cajuru e Santa Casa unem suas forças

Com o objetivo de oferecer à comunidade curitibana assistência de vanguarda, o Hospital Universitário Cajuru e a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba integraram unidades afins e criaram o Serviço de Cirurgia Torácica da Aliança Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. “O novo serviço já começa com índices de atendimento que o coloca no mesmo patamar dos grandes centros de cirurgia torácica do país”, afirmou, ontem, o médico Marlos de Souza Coelho. A Cirurgia Torácica presta assistência a pacientes portadores de enfermidades que necessitam de intervenção sobre o tórax, relacionadas com as mais diversas especialidades médicas.

O Hospital Cajuru e a Santa Casa são estabelecimentos de referência estadual e nacional nesse campo de conhecimento. Com freqüência, médicos são convidados a apresentar trabalhos em congressos, no País e no exterior, sobre deformidades e traumatismo torácico, estenose laringo-traqueal, videotoracoscopia, tratamento de hiperidrose, câncer de pulmão. O Serviço de Cirurgia Torácica é responsável por especialidades relacionadas à pneumologia e clinica médica, cirurgia cardíaca, ortopedia, dermatologia, neurologia, traumatologia e cirurgia geral, reumatologia, cirurgia vascular e angiologia.

Última geração

O Setor de Endoscopia Respiratória conta com equipamentos de última geração. A equipe médica e os profissionais de saúde acumulam experiência com a realização de mais de 10 mil exames em laringoscopia, videolaringoscopia, broncoscopia, brondofibroscopia, vídeo broncoscopia, avaliação endoscópica da deglutição, retirada de corpos estranhos da via aérea, colocação de stents (moldes) e traqueobrônquicos.

Em média, o Serviço de Cirurgia Torácica da Aliança Saúde da PUC realiza 250 procedimentos mensais, distribuídos em cirurgias por videotoracoscopia, cirurgias e procedimentos de endoscopia respiratória (broncoscopia, laringoscopia e avaliação da deglutição). A unidade também é responsável pela oferta e realização da residência médica em Cirurgia Torácica.

Voltar ao topo