Nas primeiras duas semanas de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros na operação ?Viva o Verão?, o número de ônibus e vans irregulares e clandestinos foi menor que nas temporadas anteriores. Segundo boletim parcial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foram abordados 637 veículos e apenas 32 receberam notificação por irregularidade.
De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, os resultados são conseqüência das ações educativas e orientação do Departamento sobre o registro e outros procedimentos de segurança. ?As blitze e a ampla divulgação dos trabalhos fazem com que os usuários fiquem mais atentos no momento de contratar os serviços e exigir qualidade?, observou.
Tizzot lembrou que os cuidados com viagens de ônibus e vans devem continuar redobrados durante a temporada, devido ao grande movimento verificado no litoral do Paraná.
Fretamento
Além do alerta para aquisição antecipada dos bilhetes, o DER pede atenção para a licença de fretamento eventual, principal motivo das notificações nesses 15 dias.
O formulário é encontrado na internet e já houve ampla orientação desde setembro do ano passado, mas muitos motoristas foram flagrados prestando o serviço de fretamento sem o documento.
A emissão pode ser feita pelo site http://www.lfe.der.pr.gov.br/lfe/, informando apenas o número do CNPJ da empresa (ou o número de registro) e a senha de acesso.
Ao contratar o serviço, o usuário também deve ficar atento e exigir os documentos que comprovam o registro e a licença, garantindo a sua segurança.
Os registros são individuais e os cartões devem estar visíveis em cada carro de propriedade da empresa. As informações no cartão também devem ser verificadas. Lá constam a data de validade e a assinatura de um servidor credenciado do DER.
O contratante deve se certificar ainda de que todos os ocupantes do veículo estejam na lista de passageiros elaborada pela empresa.
Em caso de dúvidas, o DER disponibiliza uma lista das empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal nos sites www.pr.gov.br/derpr ou www.pr.gov.br/stc.
Há ainda uma linha de telefone exclusiva para denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. O número é 0800 410158. Quem preferir, pode utilizar o e-mail reclame@pr.gov.br.