Cai índice de infestação da dengue em Londrina

Londrina – Levantamento do Índice Amostral (Lia), realizado pela Prefeitura de Londrina, é de 1,23% contra 3,08% do último estudo; Secretaria de Saúde afirma que os resultados não devem ser comemorados

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana o resultado do último Levantamento do Índice Amostral (Lia) do mosquito transmissor da dengue, que é de 1,23%. Esse índice representa queda de 1,95% em relação ao último estudo. O levantamento é o terceiro do ano e refere-se aos trabalhos do mês de julho, no qual 18.160 imóveis foram visitados, o que corresponde a 10% do total de imóveis da cidade. Desde o mês de maio, Londrina não registra casos da doença. Até agora são 13 casos confirmados na cidade, sendo 10 importados e três autóctones (contraídos no próprio município).

De acordo com a gerente de Epidemiologia da Secretaria, Sônia Fernandes, a queda no índice deve-se a vários fatores. Entre eles estão a baixa temperatura do inverno, que retarda o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti; a melhoria no trabalho de campo da equipe da secretaria e a manutenção do índice de 0% em vários bairros da cidade. Porém, segundo ela, os resultados ainda não podem ser comemorados. “Nunca é um fator isolado que determina a queda ou o aumento no índice, é uma soma de fatores. Mas não é em função desse resultado que devemos comemorar, porque a época de altas temperaturas e chuvas está chegando e a atenção deve ser redobrada”, disse a gerente.

Sônia explicou que cerca de 280 pessoas trabalharam no levantamento, que contemplou as cinco regiões da cidade, sendo que, em todas elas, o índice caiu. Na região central o índice foi de 2% (contra 3,67% do estudo passado), o mais alto da cidade; em seguida vêm as regiões leste, com 1,29% (contra 4,06%); oeste, com 1,08% (contra 3,34%); sul, com 0,86% (contra 2,45%) e a região norte, com 0,64% (contra 2,35% na última pesquisa).

Voltar ao topo