Uma ação conjunta da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreendeu na tarde desta quinta-feira (05) 26 cães e grande quantidade de aves, algumas nativas e exóticas, que estavam num estabelecimento irregular no bairro Orleans.

Entre os cães há filhotes e adultos, das raças Malteses, Dálmatas, Basset Hound, Rottweiller, Beagle e Yorkshire mestiços. Os animais foram microchipados no local e encaminhados para adoção, assim como as aves domésticas.

“Todos os cães terão o devido acompanhamento veterinário de nossas equipes e já têm castração agendada”, explica o diretor do departamento de pesquisa e conservação da Fauna, da Secretaria de Meio Ambiente, Alexander Biondo.

SMCS

Os fiscais da Prefeitura lavraram autos de notificação, aplicaram multa e apreenderam os animais. Enquanto isso, a equipe especializada da Polícia Civil realizou perícia técnica no local.

Os animais estão em um lar temporário de uma protetora independente. Estão para adoção 16 cães adultos, sendo 12 Malteses e quatro Dálmatas e 21 aves: 15 canários Belga e 6 calopsitas. Os interessados deverão procurar a protetora, pelo e-mail dikejustice@hotmail

Desde janeiro, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba realizou mais de 3,7 mil vistorias, a partir de denúncias recebidas pelo fone 156, da Prefeitura de Curitiba. Nos últimos dois meses, cinco canis clandestinos foram denunciados. Os locais foram vistoriados, fechados, autuados e aproximadamente 200 animais foram resgatados, tratados e encaminhados para adoção.