Buracos causam transtorno no Bairro Alto

Indignados com a situação das ruas do Bairro Alto, em Curitiba, moradores da Rua Coronel Domingo Soares se reuniram ontem para reclamar. Eles se dizem incomodados principalmente com o grande número de buracos presentes nas vias e com a ausência de calçadas para utilização dos pedestres.

?São reclamações antigas da população do Bairro Alto e que merecem maior atenção por parte da Prefeitura. As ruas da região necessitam de uma reestruturação geral. Pagamos nossos impostos corretamente e, mesmo assim, temos que conviver com os problemas de infra-estrutura?, comenta o representante comercial João Carlos Bertelli.

João: ?Um problema antigo?.

A ausência de calçadas, segundo Bertelli, faz com que as pessoas tenham que caminhar em fila pelas ruas, disputando espaço com os veículos. Idosos, deficientes físicos e mulheres que transitam com carrinhos de bebê são as que mais enfrentam dificuldades. ?As pessoas não caminham com tranqüilidade pelas ruas do Bairro Alto, pois falta segurança. Muitas vezes, na tentativa de desviar dos buracos, os motoristas acabam jogando os veículos na direção dos pedestres.?

A dona-de-casa Carmen Lischka conta que sofre tanto como pedestre quanto como motorista. À frente do volante de seu carro, ela revela que desvia de um buraco e cai em outro, o que a obriga a andar muito lentamente e acaba gerando maiores despesas com a manutenção do veículo. ?As rodas do carro ficam em péssimo estado. Tenho que fazer balanceamento de meu veículo quase que mensalmente, pois a situação das ruas está muito ruim?, afirma.

José Castro: ?Situação ruim?.

Já o militar José Luiz Castro acredita que o mau estado de conservação das ruas do Bairro Alto seja motivo de vergonha para toda Curitiba. Ele vive na cidade há apenas duas semanas e se diz decepcionado. ?Vim morar no Bairro Alto, mas não imaginava que as ruas fossem tão ruins. No restante do Brasil, Curitiba é tida como uma cidade modelo. Porém, morando aqui há pouco tempo, já vejo que as coisas não são bem assim?, declara.

Prefeitura

A Prefeitura de Curitiba diz que as ruas do Bairro Alto têm um pavimento considerado antigo e admite que existem problemas a serem resolvidos. Entretanto, informa que eles devem ser solucionados de forma gradativa. ?No ano passado, o Mutirão da Cidadania (programa que visa resolver problemas considerados emergenciais) realizou uma operação tapa-buraco em cinqüenta quilômetros de ruas do Bairro Alto?, revela a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.

Além disso, salienta, uma das quatro equipes de manutenção da Prefeitura fica permanentemente no bairro e a região é beneficiada por um programa de pavimentação. 

Voltar ao topo