Brinquedo ajuda no desenvolvimento

Aliar a brincadeira ao desenvolvimento psicomotor da criança. Esse o objetivo dos chamados brinquedos educativos, que começam a ganhar mercado em Curitiba. Entre as opções estão peças conhecidas da geração nascida antes da “era da informática” – como bolinhas de gude, pião, cinco marias e elástico -, e que têm a função de trabalhar aspectos cognitivos, emocionais e motores.

O grande diferencial dos brinquedos educativos é que não possuem um apelo comercial, como os conhecidos “brinquedos de marca”. As indústrias fabricantes usam geralmente personagens de algum filme ou desenho que está em evidência no momento para lançar opções no mercado. Toda semana são divulgadas peças novas que deixam a criançada atraída.

Para o psicólogo e coordenador da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Eugênio Pereira de Paula Júnior, é preciso que os pais prestem muita atenção nesse sentido, e não colaborem estimulando o consumo desenfreado da criança. “É preciso saber argumentar com o filho, e mostrar que com o mesmo brinquedo é possível acrescentar novos ingredientes e regras diferentes para brincar, sem a necessidade de novas opções”, disse. Isso também, acrescenta o psicólogo, faz com que a criança desenvolva sua criatividade através de novos desafios.

Socialização

A experiência profissional que adquiriu em consultórios como terapeuta ocupacional, Christiane Machado Goes revolveu difundir. Para isso, montou em Curitiba uma loja especializada em brinquedos educativos. Segundo ela as peças contribuem na formação do sujeito, desenvolvendo a criatividade, planejamento, coordenação e alfabetização. “Não é apenas o brincar pelo brincar. Eles criam um mundo novo que passa pela socialização, muito diferente, por exemplo, do vídeo game, onde a criança brinca sozinha interagindo apenas com uma máquina”, disse.

Uma das vantagens dos brinquedos educativos, comenta Christiane, está no resgate das brincadeiras comuns, que ajudavam o ser humano a desenvolver habilidades. Ela comenta que é visível a diferença das gerações. “Antigamente as crianças eram mais independentes e criativas, e hoje elas são mais introspectivas e precisam sempre do apoio de alguém para tomar decisões”, comparou. O custo também é um grande diferencial dos brinquedos. Na loja Gira Girou, por exemplo, os preços das peças variam de R$ 3,00 a R$ 175,00. “Eles são muitos baratos se comparadas ao seu custo/benefício”, afirmou a terapeuta, acrescentando, que pelo fato de os brinquedos serem construídos de forma artesanal e sem precisarem de investimento em mídia, acabam sendo mais acessíveis.

Voltar ao topo