Brasileiros em intercâmbio ambiental

Conhecer projetos de proteção ambiental em diversos lugares do mundo e trazer a experiência para o Brasil. Esta é a missão de treze funcionários da sede do Banco HSBC do Brasil, em Curitiba. A viagem faz parte do programa “Investindo na Natureza” que a empresa desenvolve em parceria com organizações ambientais.

O programa tem a duração de cinco anos. Em cada um deles duzentos funcionários do mundo todo são escolhidos para participar. No Brasil concorreram duzentas pessoas e treze foram premiadas. Um dos quesitos para conquistar o direito de viajar foi a elaboração de um projeto para ser implantado na volta ao país.

Melanie de Matos, Gerente e supervisão de vendas comercial, vai para a Flórida, nos EUA. Ela vai conhecer um pouco sobre o trabalho de preservação de corais. Na volta ela está se programando para disseminar no condomínio onde mora a consciência de separar o lixo. “Toda semana sempre tem coleta, mas pouca gente separa”, afirma.

Heloísa Souza Bonfim, gerente de comunicação institucional, vai para a Austrália. O seu projeto se refere a preservação de um animal chamado équidna. “É um mamífero que põe ovos. Só existe neste lugar do mundo. Não se sabe quantos existem, mas eles estão em extinção”, conta. Na volta ela pretende trabalhar pela preservação da araucária. “Hoje existem apenas 0,08% de da floresta de pinheiros, que é nativa do Paraná”, lembra.

O primeiro brasileiro embarca este mês. Os demais obedecem uma escala que vai até novembro. Quem quiser pode continuar a viagem prolongando a estada com as férias. Na volta eles recebem US$ 500 para implantar o projeto pessoal. (EW)

Voltar ao topo