Brasiguaios vivem na miséria

Os brasileiros que vivem no departamento (divisão administrativa similar aos Estados das repúblicas federativas) de Canindeyu, no Paraguai, vivem em situação de extrema pobreza. Dos 150 mil habitantes, estima-se que pelo menos 100 mil sejam brasileiros. Governantes do país vizinho resolveram pedir ajuda ao Brasil para enfrentar o problema. O secretário da Saúde, Mário A. Coronil, e Elva Nídia Aguirre de Silveiro, representante da secretaria da Educação, conversaram ontem com o secretário do Trabalho do Paraná, Padre Roque.

Os problemas dos brasiguaios começam pela falta de documentação. “Eles não são nem brasileiros, nem paraguaios”, explica Elva. E este problema se reflete na educação: de cada duzentas crianças, 150 não tem certidão de nascimento para fazer as matrículas. As crianças, jovens e adolescentes estão vulneráveis às drogas e a prostituição infantil. Vários casos envolvendo menores são registrados no Estado.

Elva levantou a possibilidade de o Brasil ajudar Canindeyu por meio de programas como o Fome Zero, para amenizar a fome e a miséria dos brasiguaios.

A fonte de renda da maioria dos brasiguaios é a agropecuária. Mas os brasileiros não pertencem apenas às camadas mais pobres da população. Está nas mãos deles a maior parte das grandes propriedades rurais. De cada dez, sete pertencem a eles.

O secretário terminou o encontro agendando uma visita à capital do departamento, Salto Del Guayrá. Inicialmente deve ser estabelecido um intercâmbio com tecnologia e projetos para melhorar a qualidade de vida da população ? entre eles, o combate à exploração sexual infantil e o apoio ao desenvolvimento de pequenas empresas.

Voltar ao topo