Boto cinza aparece morto em Guaratuba

Um dia depois de o Corpo de Bombeiros (CB) resgatar um boto cinza na praia central de Guaratuba, no domingo, ontem pela manhã um animal da mesma espécie foi encontrado morto na praia de Caieiras, no mesmo município.

A probabilidade é que se trate do mesmo animal do dia anterior, já que o boto estava debilitado e ferido ao ser resgatado.

O resgate no domingo aconteceu por volta das 19h. Os bombeiros foram acionados pelos guarda-vidas que trabalhavam na praia para auxiliar no salvamento do animal, que tinha 1,80 metro e pesava cerca de 200 quilos. Doze bombeiros trabalharam na operação. ?Os biólogos viram que era melhor retirá-lo da praia e levá-lo para a baía porque já tínhamos tentado colocá-lo duas vezes mar adentro e a maré o trouxe de volta?, conta o tenente do CB, Leonardo Mendes dos Santos.

O boto foi levado para a baía de camionete. A expectativa era que a água mais calma do local oferecesse chances de recuperação. Mas o biólogo Leandro Thomacheski, do Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPOM), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), acredita que ele não resistiu aos ferimentos. O boto estava machucado nas nadadeiras, no rabo e no focinho. ?Provavelmente, o animal encontrado morto hoje (ontem) é o mesmo que foi resgatado no dia anterior; ele tinha ferimentos também?, diz.

De acordo com o biólogo, o animal ficou encalhado um dia antes porque já estava debilitado. ?Ele estava fraco e ferido depois de colidir com as pedras, o que não é normal, já que o os golfinhos têm orientação por radar. Além disso, quando o animal está debilitado, a própria maré o traz para a praia e ele não consegue mais voltar para o mar.? O boto cinza, conhecido como golfinho, é comum nas baías de Guaratuba e de Guaraqueçaba no litoral paranaense.

Voltar ao topo