Bosque do Papa recebe o Natal das Etnias

Começa hoje, em Curitiba, no Memorial da Imigração Polonesa, que fica no Bosque João Paulo II, o Natal das Etnias. Durante todo o dia haverá apresentações de grupos folclóricos de diferentes países, venda de pratos típicos e exposição de presépios artesanais feitos por descendentes de poloneses. A festa começa às 11h.

A organizadora do evento, Danuta Lisicki de Abreu, explica que, quem visitar o bosque, vai ter a oportunidade de conhecer também um pouco das tradições de outros povos, como alemães, portugueses, espanhóis, italianos, japoneses e ucranianos.

Ao longo do dia, grupos folclóricos vão apresentar as danças típicas e pratos da culinária de cada país serão vendidos aos visitantes. Entre eles, o tradicional pierog, um tipo de pastel recheado com requeijão, servido com molho de carne.

Depois de saborear as comidas típicas, o visitante pode apreciar a arte polonesa. Através das mãos de artesãs de várias regiões do Estado, a palha de milho se transforma em delicados presépios.

Também estará em exposição fotografias de presépios poloneses antigos, cedidas pelo Consulado Geral da República da Polônia. Outro atrativo da festa é o presépio rústico, em tamanho natural, com personagens em trajes folclóricos de várias regiões da Polônia.

Às 17h começa o Auto de Natal. A encenação dura cerca de duas horas, tem a participação de Papai Noel e o nascimento de Jesus tem relação com os costumes de várias regiões da Polônia. Quem não puder visitar o parque hoje ainda terá oportunidade de apreciar as exposições até o dia 6 de janeiro.

Voltar ao topo