Boqueirão ganhará novas unidades de saúde e creche

Novos investimentos para a regional do Boqueirão em áreas prioritárias, como saúde e educação, foram anunciados na noite de terça-feira (2), durante a consulta pública para discutir a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), realizada na Igreja Visão Missionária, no Carmo. Entre outros avanços, a região vai ganhar duas novas unidades de saúde – a Xaxim, já em construção, e a Eucaliptos II, com início previsto para 2014 – e uma nova creche, o Centro Municipal de Educação Infantil Fazenda Boqueirão 2, que aguarda liberação de recursos do governo federal.

O prefeito Gustavo Fruet disse durante a audiência que a área da saúde é prioridade e a que mais tem recebido investimentos neste início de gestão. “Temos aplicado recursos principalmente no reforço da atenção básica, para garantir um melhor atendimento à população e reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência e emergência”, afirmou. Ele lembrou que oito unidades de saúde já funcionam com horário ampliado, até as 22 horas – uma delas a US Eucaliptos, na regional Boqueirão. Outras unidades devem adotar o novo horário ainda este ano.

O prefeito destacou também a ampliação do número de equipes de Saúde da Família, de 189 para 225, e a reforma de 97 das 109 unidades de saúde da cidade.

A regional Boqueirão também recebeu este ano um serviço especializado para atendimento a pacientes com transtornos mentais, que funciona ininterruptamente: o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Boqueirão 24 Horas. “Em apenas quatro meses, a equipe da Secretaria da Saúde colocou três CAPS funcionando 24 horas, atendendo ao propósito de ampliar o atendimento aos usuários de drogas e álcool na cidade”, disse.

Educação

Na área da educação, o prefeito informou que Curitiba apresentou ao governo federal projetos para a construção de 34 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Uma dessas unidades será instalada na regional Boqueirão. A Prefeitura também estuda as adequações necessárias para que uma escola da região – a Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, situada na Vila Pantanal – passe a atender os alunos em tempo integral.

Boas notícias também foram anunciadas para as áreas de esporte e juventude. O Centro de Esporte e Lazer do Xaxim e o Centro da Juventude Eucaliptos serão liberados para a comunidade nas próximas semanas. Os dois centros foram inaugurados no ano passado sem condições de uso, apresentando inúmeros problemas estruturais. São locais com quadras poliesportivas, piscina e pista de skate.

Futuramente, o Centro da Juventude Eucaliptos será transformado em uma das sedes do Portal do Futuro, projeto voltado à juventude que vai englobar atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura e também cursos para facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Na área de mobilidade urbana, o prefeito informou que há estudos em andamento para ampliar o número de ônibus nos horários de pico e para a extensão em mais 20 quilômetros das ciclorrotas (ciclofaixas e ciclovias) na região.

 Além disso, as obras da Avenida Marechal Floriano, no trecho entre os terminais do Carmo e Boqueirão, foram retomadas, com previsão de conclusão em setembro próximo.

Consultas

As consultas públicas têm a finalidade de discutir com a população de Curitiba a destinação dos R$ 7,1 bilhões previstos para o orçamento de 2014 e também o Plano Plurianual (PPA) 2014/2017, que define os grandes programas da administração municipal a serem desenvolvidos nos próximos quatro anos.

Cada encontro acontecerá numa das nove administrações regionais. As consultas estão marcadas sempre para a noite, das 19h às 21h30, entre os dias 1º e 18 de julho.  A próxima acontece nesta quarta-feira no Clube Literário, no bairro Portão.