enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Passado

Bondes podem voltar a circular em Curitiba

Projeto prevê a instalação de uma linha entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia

  • Por Smcs, Cmc

Bondes elétricos que circularam em Curitiba na primeira metade do século 20 podem voltar a transportar passageiros no centro da cidade. Projeto da Prefeitura prevê a instalação de uma nova linha de bondes entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, passando pelas ruas Riachuelo, Barão do Rio Branco, Conselheiro Laurindo e XV de Novembro.

O projeto de atrativo turístico, cultural e de resgate da memória da cidade foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e faz parte das ações de revitalização da área central da cidade, iniciadas em 2005.

A volta dos bondes às ruas do Centro será feita em parceria com a iniciativa privada. “A exemplo do que ocorreu na revitalização do Paço Municipal, a Prefeitura não vai aplicar recursos do tesouro municipal, que têm prioridade de investimento na área social”, informa o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura, Maurício Sá de Ferrante.

“A proposta tem grande apelo turístico e é ambientalmente correta, já que o bonde é elétrico. Neste momento, estamos em contato com potenciais patrocinadores do projeto.”

O serviço a ser oferecido pelo Bonde Turístico não concorrerá com o sistema regular de transporte coletivo. permitirá o embarque e desembarque ao longo do caminho e terá uma tarifa diferenciada. A expectativa do Ippuc é de que o bonde seja mais um indutor do crescimento econômico na região, a partir do eixo formado pelas ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo.

Turistas aprovam idéia

Em 2007, o Ippuc fez uma pesquisa com turistas que visitavam a cidade. Foram entrevistadas 1.785 pessoas, das quais 95,6% disseram que usariam o bonde turístico. Perguntados quanto às razões pelas quais fariam o passeio, 52,7% dos entrevistados usariam o bonde para conhecer a cidade e por curiosidade.

Outros 24,7% disseram que fariam o passeio para conhecer o Centro, conhecer a cidade e para ver os pontos turísticos, e 14,1% escolheriam o Bonde Turístico pela oportunidade de relembrar o passado e por nostalgia. As entrevistas foram feitas em nove locais, como aeroporto, rodoviária, parques da cidade e com passageiros da Linha Turismo.

Veja abaixo o mapa com o trajeto do bonde:

Reprodução

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

23 Comentários em "Bondes podem voltar a circular em Curitiba"


Diogo Max
Diogo Max
8 anos 11 meses atrás

EITA CORAÇÃO DE PEDRA!!! GRIPE SUÍNA MATANDO GENTE, AUMENTANDO DIA APÓS DIA, E ELES SE PREOCUPANDO COM CARNAVAL, BONDE, KKKKKKKKKKKKKKKKKK – E O MUNDO ACABANDO… cansei!

Diogo Max
Diogo Max
8 anos 11 meses atrás

CAMBADA QUEREM MAIS É Q O povinhu se FERRAMMMMMMM!!! Pos isto vivo meu dia a dia, desde pequenininhu ouço estas merdas, q d tudo vai melhorar, isto e akilo, desde JOSÉ RICHA, MAURICIO, E DEPOIS OUTROS E MAIS OUTROS, E O povo sempre na M…………..

Diogo Max
Diogo Max
8 anos 11 meses atrás

NO BALANÇO DO BONDAUM, NO FUNGADO DA SANFONA……………… Q copa do mundo em Curitiba o q, q falta e vergonha, Curitiba naum comporta nem mesmo esses jogos do brasileiraum, onde ja se viu, UM SUFOCO PRA ANDAR NESSES BUSAUM, ESTA………

Diogo Max
Diogo Max
8 anos 11 meses atrás

OLHA NOSSO BONDE AI GENNNNNNNNNNNNNNNTI …. Q PIADA.

EL PODEROSO TORNADO!
EL PODEROSO TORNADO!
8 anos 11 meses atrás

BONDE PARA TURISMO? PORQUE NÃO FAZEM UMA ESTÁTUA GIGANTE (QUEM SABE 80 METROS DE ALTURA) NO CENTRO PARA COBRAR ENTRADAS AO INVÉS DE ANDAR DE BONDE? BONDE TEM QUE SER PARA TRANPORTE PÚBLICO E SUBSTITUIR OS ÔNIBUS POLUIDORES E NÃO SOMENTE PARA TURISMO!

1 2 3 5
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas