enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Bombeiros treinam resgate de feridos

  • Por Rosângela Oliveira

O Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais prestou atendimento, ontem pela manhã, a um suposto acidente envolvendo um ônibus e um Kadett, que teria deixado dez pessoas feridas. Quatro minutos após a colisão, que ocorreu na esquina da Praça Divino, no centro da cidade, a primeira das quatro viaturas do Corpo de Bombeiros já estava no local. A situação, que tinha tudo para ser real, não passou de uma simulação como parte do treinamento do Corpo de Bombeiros para o atendimento a acidentes com múltiplas vítimas.

A simulação contou com três veículos do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência), ambulância médica e carro de resgate, além de vinte bombeiros das áreas de salvamento e socorro dos postos do Afonso Pena e Cidade Jardins.

De acordo com o relações públicas do Corpo de Bombeiros, Luiz Alberto de Lima, o objetivo desses simulados é capacitar os bombeiros para estarem preparados para atuar em situações reais.

O primeiro procedimento ao chegar no local, explica o capitão Gilberto Martins, responsável pela área de planejamento do Corpo de Bombeiros, é verificar as condições físicas das vítimas, observando, principalmente, a respiração e condições de circulação sangüínea. Em seguida, elas são classificadas por códigos com cores ? preto, vermelho, amarelo e verde ?, para priorizar o atendimento às situações mais graves. Segundo o capitão o ideal é que essa identificação seja feita em menos de cinco minutos, “pois após esse período sem oxigenação a vítima corre o risco de sofrer morte cerebral”.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas