Bombeiros simulam explosão

Uma explosão seguida de incêndio no prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 20 vítimas e dois óbitos, foi a simulação de resgate e salvamento feita pelo Corpo de Bombeiros (CB) para comemorar os 91 da corporação, completados ontem. Na operação foram usados 12 viaturas operacionais, entre elas de salvamento, combate a incêndio e ambulâncias.

Também houve simulação de incêndio envolvendo produtos químicos. As 20 “vítimas” que participaram da ação eram estudantes de enfermagem do Colégio Rui Barbosa. Elas receberam os primeiros socorros e foram separadas em grupos conforme a gravidade dos ferimentos. Quem não conseguiu sair do prédio, foi socorrido por uma escada mecânica.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Curitiba, Claudiney Alves da Silva, comenta que o objetivo da ação foi mostrar à população a necessidade de educação preventiva em casos de evacuação de prédios e atendimento a uma grande quantidade de vítimas. Vários prédios na cidade já foram visitados para que o Corpo de Bombeiros conheça a estrutura e posteriormente realize um treinamento com os moradores. Silva diz que muitas pessoas não conhecem direito o local onde moram e nem sabem o que fazer em caso de incêndio, o que pode dificultar ação dos bombeiros. Três prédios já foram escolhidos para o início das atividades, entre eles o Edifício Asa. “O critério de seleção é a antigüidade e as dificuldades de acesso ao local”, fala o comandante.

Uma multidão se aglomerou em frente a UFPR para assistir o trabalho do CB. O Corpo de Bombeiros possui em Curitiba um efetivo de 468 pessoas, distribuídos em postos 9 postos. Mas até 2004 o número de unidades deve chegar a 14.

Voltar ao topo