Bombeiros resgatam banhista que passa mal no mar

O trabalho conjunto do Corpo de Bombeiros com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), no litoral do estado na Operação Verão, salvou mais uma vida na manhã de sábado (18), em Guaratuba.

Ademar Pires, de 43 anos, foi socorrido, após sofrer mal súbito no mar e se afogar. Ele foi socorrido pelos guarda-vidas do posto do Morro do Cristo. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente Eziquel Siqueira, Ademar entrou no mar e passou mal, o que causou o afogamento.

“Os guarda-vidas tiraram a vítima da água e, durante quase 10 minutos, realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar, conseguindo reverter a parada cardiorrespiratória”, descreveu.

Graer – Além das equipes médicas do Siate, o helicóptero Falcão 3 do Graer – do Governo do Estado – foi acionado para levar a Ademar até o Hospital Regional de Paranaguá. “A vítima foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento do afogamento e do mal súbito”, conta Siqueira.

O comandante da aeronave, major Júlio César Pucci dos Santos, ressaltou a importância da aeronave em uma situação como estas. “A aeronave sobrevoa em minutos distâncias que de carro levaria horas e, em período de Carnaval, quando o fluxo de veículos é intenso o helicóptero pode ser decisivo no salvamento de uma vida, como foi neste caso”, enfatiza. O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a buscarem as áreas protegidas por guarda-vidas e evitarem entrar no mar após o uso de bebida alcoólica