Bombeiros paranaenses vencem campeonato brasileiro de salvamento aquático

O Corpo de Bombeiros paranaense ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Salvamento Aquático, encerrado sábado, em Guaratuba. O soldado André Milani Sandri, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, ganhou o título de Guarda-Vidas de Ferro na categoria até 24 anos e obteve o maior número de pontuação entre os bombeiros do Paraná.

Participaram do campeonato cerca de 300 guarda-vidas de 11 delegações estaduais (Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além de delegações do Uruguai, Argentina e Chile. Um total aproximado de 300 guarda-vidas.

Santa Catarina ficou em segundo lugar e São Paulo em terceiro do Brasileiro. Nas competições valendo o título sul-americano, o Brasil foi campeão, seguido do Uruguai, no segundo lugar, e da Argentina, em terceiro.

As provas do Campeonato foram realizadas conforme previa a Internacional Life Saving, entidade que congrega todos os serviços de salvamento do mundo, sendo disputados o duathlon (corrida na areia e natação no mar), resgate de vítima com cinto de salvamento, resgate de vítima com prancha e a tradicional corrida ao pé de pato.

?O resultado demonstra a preparação dos competidores e também a seriedade que o tema é tratado em nosso estado?, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Luiz Thas Martins. ?Este tipo de competição serve também para manter nossos guarda-vidas preparados fisicamente e tecnicamente para salvamentos em nosso litoral, este título nos deixa realmente motivados, ainda mais as vésperas da Operação Verão 2007/ 2008?, afirmou o coronel.

Voltar ao topo